A Toyota apresentou a 12ª geração do Corolla na China, durante o Salão de Guangzhou. A novidade fica a cargo da carroceria sedã, que atualmente é a única vendida no Brasil, já que as outras derivações do modelo já tinham sido mostradas. Confira todos os detalhes do novo Corolla, líder de vendas no segmento de sedãs médios no mercado brasileiro.
» 1 - DESIGN
O veículo apresentado é o que virá para o Brasil. Não se trata de uma grande ruptura com a geração atual, o que é normal para um modelo com um mercado tão cativo. De forma geral, o sedã ficou mais esportivo, não só pela grade tipo bocão, mas também pelo capô anabolizado e os para-choques repletos de recortes. De perfil, a lateral tem desenho bem parecido, porém, a traseira ficou mais reclinada. A moldura da janela traseira agora chega até a coluna C. As dimensões do modelo são 4,64 metros de comprimento, 2,70m de distância entre-eixos, 1,78m de largura e 1,43m de altura.
» 2 - INTERIOR
Repleto de couro, presente até no painel, o interior ficou bem mais atual com a tela flutuante de oito polegadas do sistema multimídia e as linhas mais leves.
» 3 - MOTOR
No Brasil, a 12ª geração do Corolla vai trazer um novo motor 2.0 flex, com injeção direta de combustível, que deve ter cerca de170cv de potência e 21,4kgfm de torque (o 2.0 atual rende 154cv e 20,7kgfm alimentado com etanol). O propulsor será acompanhado por um câmbio automático tipo CVT que simula 10 marchas. Esse conjunto mecânico será fabricado no Brasil.Também espera-se por um motor 1.8 aprimorado para a versão de entrada, combinado com câmbio manual de seis marchas.
» 4 - PLATAFORMA
O novo Corolla será construído sobre a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA) GA-C, que ganhou 60% em rigidez estrutural, oferecendo mais segurança, conforto e dirigibilidade mais dinâmica.
» 5 - ESTREIA
Na Europa e nos Estados Unidos (onde o modelo tem apelo mais esportivo), o Corolla Sedan chega no primeiro semestre de 2019, em seguida na China e Japão.
» 6 - NO BRASIL
O novo Corolla começa a ser fabricado no Brasil no fim de 2019, mas o modelo só deve chegar às lojas em 2020.
» 7 - FAMÍLIA
Se no Brasil o Corolla é fabricado apenas com carroceria de três-volumes, em outros mercados ele está disponível em outras “embalagens”. A 12ª geração já estreou nas versões hatch e perua, sendo que esta última ficou caprichada. São dois segmentos que atualmente patinam por aqui.
» 8 - HÍBRIDO
A Toyota informou que a tecnologia híbrida, que combina motores elétrico e a combustão interna, será introduzida em mais de 90 mercados, dos mais de 150 em que o Corolla é comercializado. Apesar de não haver confirmação, isso abre a possibilidade real de ter uma versão híbrida também no Brasil.
» 9 - MERCADO
No Brasil, o Corolla é o sedã médio mais vendido, respondendo por mais de 40% do segmento.
» 10 - CONECTIVIDADE
O sedã traz multimídia com tela tátil de oito polegadas. Além de navegação, telefonia e conexão à internet, o sistema pode executar diversos aplicativos. A versão básica traz seis alto-falantes, mas com pacote opcional inclui falantes da JBL com 800 watts de potência.
.