Extremamente populares na Ásia e na Europa, os scooters também têm conquistado seu espaço no mercado nacional, embora em menor velocidade. Mesmo assim, este foi o único segmento que manteve expansão durante a longa crise do setor, indicando sua aceitação devido à praticidade, conforto e economia nos deslocamentos urbanos. O Dafra Citycom S 300i se encaixa neste perfil e ganhou a versão ABS, equipado com sistema de freios antitravamento e conservando o mesmo conjunto mecânico da versão CBS, equipada com freios de acionamento combinado, além do mesmo visual.
O Citycom 300 foi lançado no Brasil em 2009, desenvolvido em parceria entre a nacional Dafra, instalada em Manaus, e a Taiwanesa SYM (do grupo Sanyang, com quase 60 anos de mercado mundial). O modelo inaugurou o segmento de scooters de média cilindrada, um avanço em relação aos de baixa cilindrada, oferecendo melhor desempenho, rodas com aros maiores (de 16 polegadas de diâmetro, menos vulneráveis às irregularidades do piso) e mantendo todas as mordomias e facilidades urbanas, como câmbio automático e porta-malas embaixo do banco.
DESENVOLVIMENTO Antes de desembarcar aqui, o Dafra Citycom 300 passou por um processo chamado de tropicalização, em parceria com a engenharia nacional. Também comercializado na Europa e em outros mercados, no Brasil o modelo teve o sistema de arrefecimento líquido redimensionado, para suportar transitar em regiões com maiores temperaturas, além de reforço em hastes e suportes, para resistir às vibrações, além do ajuste e tratamento anticorrosivo de toda a linha de combustível do propulsor, para rodar com nossa gasolina, que tem etanol na composição.
O motor não foi alterado, com um cilindro, 278,3cm³ de capacidade volumétrica, quatro válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível, fornecendo potência de 27,8cv a 7.750rpm e torque de 2,8kgfm a 6.500rpm.O propulsor é capaz de proporcionar vigorosas arrancadas, deixando o trânsito para trás nos semáforos, situação corriqueira nos grandes centros urbanos. As rodas em liga leve maiores, com aros de 16 polegadas de diâmetro, também contribuem para o conforto urbano, superando com maior facilidade os defeitos da pavimentação das vias.
URBANO Embora a cidade e os pequenos deslocamentos urbanos sejam sua praia, o motor também permite rodar na estrada sem susto. Para completar, o câmbio é do tipo CVT (contínuo). Para estacionar, o scooter conta com descanso lateral e central.
O volume comporta com folga um capacete fechado, por exemplo, e tem uma chave geral para segurança. O escudo frontal tem porta-luvas e tomada USB para carregar o celular. O painel tem elementos analógicos e digitais, incluindo o conta-giros. A suspensão dianteira tem 100mm de curso e a traseira, com dois amortecedores, 91mm. Os freios, com sistema ABS, têm disco de 288mm na dianteira e 240mm na traseira.
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