Para tentar surfar na crista da onda, a JAC Motors traz mais um SUV para a sua gama, o T80, com 4,79m de comprimento e sete lugares. O veículo se junta aos modelos T40 e T50, sem contar um utilitário-esportivo 100% elétrico que a marca prometeu para junho. É isso mesmo, se você não acompanhou, os chineses deixaram os automóveis de lado para concentrar suas forças no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo, oferecendo agora apenas SUVs.
O T80 é encorpado, esculpido com vincos e linha de cintura ascendente, com visual urbano. As rodas são de 18 polegadas, a distribuição de cromados um pouco exagerada e o conjunto óptico é discreto, mas agradável. Antena tipo tubarão, rack de teto e escape de saída dupla (fake!) dão um toque esportivo. As demais medidas do SUV são 1,90m de largura, 1,76m de altura e 2,75m de distância entre-eixos. O veículo pesa 1.775 quilos. A altura mínima em relação ao solo é de 22cm. Como no início da marca, a ideia é oferecer um veículo bem-equipado por um preço atraente: R$ 139.990.
DENTRO De acordo com a JAC, o modelo já foi concebido para ter sete lugares. O painel de instrumentos é digital e configurável, com três opções, medindo 12,3 polegadas. Já o sistema multimídia tem tela de 10 polegadas, com espelhamento de smartphones Android e iOS. Os bancos são revestidos em couro com costura vermelha, assim como parte do painel, portas e descanso de braço. Segundo a marca, o porta-malas tem capacidade de 620 litros, sem o uso da terceira fileira de bancos. Se as duas fileiras de banco forem rebatidas, o volume é de 1.550 litros.
MOTOR Sob o capô, quem dita o ritmo é um motor 2.0 turbo a gasolina (não flex!), com 210cv de potência a 5.000rpm e 30,6kgfm de torque na faixa entre 1.800rpm e 4.000rpm. Para acompanhar essa dinâmica, foi escolhido um câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. Com essa duplinha, o veículo atinge a velocidade máxima de 217km/h e acelera até os 100km/h em 9,2 segundos. A suspensão é independente nas quatro rodas, tipo McPherson na frente e multilink atrás. A direção tem assistência elétrica progressiva, com três modos de ajuste (leve, normal e pesada). Já o freio de estacionamento é acionado por botão.
CONTEÚDO Entre os itens de série, destaque para a chave presencial, rebatimento elétrico dos retrovisores, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, luzes diurnas de LED, faróis com regulagem elétrica de altura, luzes de conversão estática, cruise control, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e 360 graus, assistente de partida em rampa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, assentos Isofix, ar-condicionado digital de dupla zona, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memória, resfriamento, aquecimento e massageador. Por mais R$ 6 mil, é possível acrescentar teto solar elétrico panorâmico e sistema de som premium com 280 watts RMS e 10 alto-falantes.