A Peugeot vai apresentar a nova geração do 208 no Salão do Automóvel de Genebra, a ser realizado na Suíça, de 7 a 17 de março. O hatch compacto será lançado na Europa já no segundo semestre do ano, mas os brasileiros terão que esperar um pouco mais a sua chegada, prevista para 2021. Uma das principais novidades é a versão elétrica do modelo, que motivou o uso de uma nova plataforma modular compacta, que, além de ser 30 quilos mais leve, permite a instalação de sistemas de assistência ao condutor, baterias e motorização elétrica.
As novas proporções do 208 – mais comprido, mais largo e mais baixo – sugerem esportividade. De forma geral, o design do compacto está mais robusto, com painel dianteiro alto e ângulos mais volumosos. Os faróis ganharam linhas mais retas e trazem três barras de LED que simulam a marca das garras de um leão. Na lateral, as caixas de roda anabolizadas ganharam molduras pretas brilhantes e rodas de 17 polegadas, ambas exclusivas das versões GT. Na traseira, a coluna C ficou mais larga e há um elemento aerodinâmico que “prolonga” o teto. As lanternas escurecidas também trazem a “garra do leão” e estão ligadas por um elemento preto brilhante. Escape duplo central e lanterna de neblina foram colocados dentro do extrator.
ELÉTRICO O e-208 traz motor elétrico de 100kW (que corresponde a 136cv de potência) e 26,5kgfm de torque. As baterias de 50kWh permitem autonomia de 340 quilômetros pelo ciclo WLTP, que é mais próximo da realidade. De acordo com o fabricante, a recarga de 80% da capacidade da bateria é feita em 30 minutos, desde que usado um sistema de carga rápida. Mas em uma tomada convencional são necessárias 16 horas para uma recarga completa. São três modos de condução: Eco, que prioriza a autonomia; Normal, com foco no conforto durante o uso; e Sport, no qual o carrinho alcança os 100km/h em apenas 8,1 segundos. As baterias foram colocadas sob o assoalho, ocupando o volume de 220 litros. A Peugeot oferece garantia de pelo menos 70% da capacidade de carga na bateria por oito anos ou 160 mil quilômetros. Os freios são regenerativos, retornando parte da energia desperdiçada na frenagem para as baterias.
COMBUSTÃO No mercado europeu, serão quatro motorizações convencionais disponíveis. Três delas são equipadas com o motor 1.2 Puretech a gasolina, um com 75cv de potência e câmbio manual de cinco marchas, outro com 100cv e opção de caixa manual de seis marchas ou automática de oito, e um terceiro de 130cv e transmissão automática de oito velocidades. A quarta opção é a diesel, com motor 1.5 BlueHDI de 100cv e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito.
A BORDO No interior, destaque para a nova geração do i-Cockpit, que inclui o head-up display para facilitar a leitura de informações por parte do motorista sem perder o foco no trânsito. A alavanca do câmbio automático é do tipo joystick, e o volante tem a base e o topo achatados. O console central traz vários porta-objetos, incluindo um espaço capaz de carregar o telefone por indução.
A tela do sistema multimídia pode ser de 5, 7 ou 10 polegadas, oferecendo espelhamento com o smartphone (pelos sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto) e navegação GPS nativa, de acordo com a versão. Entre as funções semiautônomas disponíveis estão controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com a função Stop & Go, assistente de estacionamento, assistente de frenagem automática de emergência, assistente ativo de faixa de rodagem, assistente ativo de ponto cego, assistente de farol alto e monitoramento de atenção do motorista.