Com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, a Ford também decretou o fim da produção do New Fiesta no Brasil. Simples assim, sem nenhum plano B, o modelo será vendido enquanto houver estoque, e o fabricante assegura que a manutenção e o fornecimento de peças para as unidades vendidas está garantido. Isso após ter interrompido a importação do Fiesta Sedan do México (o modelo nem consta mais no site da marca), e anunciado que o médio Focus (hatch e sedã fabricados na Argentina) deixam de ser vendidos por aqui a partir de maio.
O motivo de tantas baixas, claro, é o pouco interesse dos compradores em relação a esses modelos. Durante todo o ano de 2018, foram emplacados apenas 14.505 unidades do New Fiesta, menos que o Toyota Yaris (com 18.684 emplacamentos), que só foi lançado em junho. Os mais vendidos entre os hatches compactos premium são VW Polo (69.584) e Fiat Argo (68.011). Apesar de essa sexta geração do Fiesta já ter passado por duas reestilizações, ainda era um projeto competitivo em relação aos concorrentes. Certamente, o bom desempenho do Ford Ka é o principal fator que tirou vendas do New Fiesta.
Em relação ao New Fiesta Sedan, apenas 1.564 unidades foram vendidas ao longo de todo o último ano, muito abaixo de modelos que ainda estão no páreo, como VW Virtus (41.634 emplacamentos) e Fiat Cronos (29.307). Também um ótimo veículo, o Focus entrou em decadência junto com todo o segmento dos hatches médios, tendo registrado 2.933 emplacamentos ao longo de 2018.
COMO FICA? Então, a gama da Ford do Brasil começa com o Ford Ka 1.0 S, vendido a partir de R$ 46.390. Ao todo, são 10 versões do hatchback, que tem como topo de linha a versão 1.5 AT Titanium a R$ 68.990. Já o Ka Sedan vai de R$ 50.490, na SE 1.0, a improváveis R$ 72.390 no pacote 1.5 AT Titanium, totalizando oito versões. Com o término da linha New Fiesta e Focus, o próximo modelo da gama Ford é o suvinho EcoSport, a partir de R$ 78.990 na versão 1.5 SE. Seu topo de linha é o aventureiro Storm 2.0 AT 4WD, modelo muito bem equipado, mas que custa R$ 108.390.
Na linha dos veículos de passeio, em seguida vem o Fusion, cuja versão de entrada SEL 2.0 Ecoboost custa R$ 149.900. O pacote mais caro do sedã grande é o Titanium Hybrid, vendido por R$ 182.990.
VOLKSWAGEN Na última semana, a Volkswagen também anunciou a descontinuidade da perua Golf Variant importada do México, outra vítima do boom dos SUVs. Há quem diga que o modelo foi retirado do nosso mercado para não concorrer internamente com o SUV T-Cross, a ser lançado em abril pela Volkswagen, mas o volume de vendas de 508 unidades em 2018 justifica melhor o fim de sua trajetória. Se o segmento das peruas compactas já é um fiasco, imagine os médios, que são bem mais caros. Já falamos aqui da extinção em curso dos hatches médios, e não estranhe se a marca alemã encerrar a fabricação do Golf por aqui. O primeiro sinal já foi dado, com a paralisação da produção do Golf para enfatizar a fabricação do T-Cross.