A Audi lançou a perua esportiva RS 4 Avant no mercado brasileiro. Em sua quarta geração, o modelo chega a partir de R$ 546.990. Para quem está disposto a gastar essa quantia em um veículo, é uma boa oportunidade de juntar em um mesmo modelo o espaço interno de um SUV (o segmento mais desejado) com a dirigibilidade de um sedã “nervoso”. De acordo com o fabricante alemão, ao projetar a perua, seus designers se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO.
A dianteira tem entradas de ar estilo colmeia, típicas dos modelos RS, além de uma ampla grade. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas foram ampliadas em 30 milímetros. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto são exclusivos da linha RS. As rodas são de alumínio, com aro de 20 polegadas. As dimensões do station-wagon são superlativas: 4,78 metros de comprimento, 2,82m de distância entre-eixos, 1,86m de largura e 1,40m de altura. O peso é de 1.715 quilos.
A BORDO O interior é todo preto, com volante de base achatada, paddle shifters e bancos revestidos em couro com costura em padrão de colmeia. O quadro de instrumentos digital traz informações adicionais para quem respira velocidade, como força G, pressão e temperatura dos pneus e temporizador de voltas. Para não tirar os olhos da pista, o Head-up Display projeta informações importantes no para-brisa, já no campo de visão do motorista. A climatização tem três zonas diferentes de temperatura, com regulagens independentes para o motorista, para o passageiro e para o banco traseiro.
De acordo com a Audi, o espaço interno da nova geração da perua foi ampliado. O porta-malas tem volume de 505 litros, espaço que pode ser ampliado para 1.510 litros com o banco traseiro rebatido. Se o motorista estiver com as mãos ocupadas, basta movimentar o pé sob o para-choque para abrir a tampa do compartimento de carga. A central multimídia tem tela de 8,3 polegadas e pode ser controlada por um touchpad localizado no console central ou por comandos de voz. O sistema conta com leitor de DVD, memória de 10 GB, leitores de cartão, entradas USB e auxiliar, além de espelhamento do smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som traz a assinatura Bang & Olufsen, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.
BITURBO Sob o capô, o antigo V8 deu lugar a um motor V6 biturbo 2.9 TFSI, com 450cv de potência entre 5.700rpm e 6.700rpm, e 61,2kgfm de torque entre 1.900rpm e 5.000rpm, que o substituiu com vantagem. A velocidade máxima é de 280km/h e a aceleração até os 100km/h é feita em 4,1 segundos. A transmissão tem câmbio automático de oito marchas e tração permanente quattro. A suspensão esportiva é 7mm mais baixa que o modelo “familiar”. O motorista ainda pode optar entre quatro modos de condução – Comfort, Dynamic, Auto e Individual –, que ajustam os parâmetros da direção e suspensão, entre outros. O consumo médio de combustível é de 7,1km/l na cidade e 9,2km/l na estrada.
SEMIAUTÔNOMO Para quem, além do desempenho, é ligado em tecnologia, o RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour. São várias funções semiautônomas, como o Traffic Jam Assist (que auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação em velocidade até 65km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalização), o Adaptive Cruise Control (que mantém distância do veículo da frente, acelerando e freando com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta (que reconhece a aproximação de algum veículo e automaticamente baixa o farol). Outro opcional disponível são freios de cerâmica, que otimizam a frenagem.