Café acelerado
Depois de ser apresentada como moto-conceito desenvolvida em cooperação entre Itália e Japão, e logo em seguida virar modelo de rua, a CB 1000R também desembarca no Brasil, com preço sugerido de R$ 58.690,00. O conceito adotado na elaboração da motocicleta foi batizado de Neo Sports Café. Algo como uma mistura das antigas Café Racers, criadas na Inglaterra nas décadas de 1950 e 1960, a partir de motos de linha, com motor aparente e “mexido”, além de aliviadas no peso e nos supérfluos, com muita esportividade e também com tecnologia e eletrônica atuais.
O resultado foi um desenho à moda clássica, naked, compacta, com os tradicionais farol e farolete redondos, além de tanque também arredondado, com elementos futuristas, como iluminação totalmente em LED, incluindo a luz de posição diurna, traseira curta, com suporte de placa ancorado na balança traseira, painel digital, rodas de liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro e motor de quatro cilindros em linha propositalmente exposto. Na parte invisível, um arsenal eletrônico, com mapeamento de motor, controle de tração e de freio motor.
EVOLUÇÃO A nova CB 1000R Neo Sports Cafe substitui a antiga CB 1000R, que saiu de linha em 2015, com estilo streetfighter mais agressivo e linhas vincadas, porém, o peso a seco foi reduzido em 9kg, passando para 199kg. Para tanto, foi adotado um quadro de uma trave central em aço, com o motor fazendo parte da estrutura, aumentando também a rigidez de torção, além do braço oscilante traseiro em alumínio, em vigoroso monotrave, que também contribui para o visual. O motor foi herdado da superesportiva CB 1000RR Fireblade, na configuração usada na geração anterior.
Para as novas funções, o propulsor de 998,4cm³ foi retrabalhado para ganhar mais torque em faixas de giros mais baixas. A potência atinge 141,4cv a 10.500rpm e o torque chega a 10,2kgfm a 8.000rpm. O resultado são fortes retomadas de velocidades, mesmo em sexta marcha, além de vigorosas saídas de curvas, aumentando muito o prazer na pilotagem.
ELETRÔNICA O motor conta com quatro mapeamentos: Rain, para chuva, Standard, Sport e User. Os três primeiros mantém posições prefixadas na interferência do controle de tração, potência e freio motor. O modo User, porém, permite que o piloto monte seu pacote, regulando livremente em até três níveis as funções, incluindo a possibilidade de desligar o controle de tração. Tudo monitorado pelo painel estilo blackout, de fácil manuseio, que também inclui computador de bordo e a possibilidade de personalização.
Uma luzinha no canto direito indica por meio de mudança de cores a marcha engatada e a hora de fazer as trocas, nas rotações selecionadas pelo piloto. A ergonomia, com pedaleiras mais recuadas e o guidão adiantado, deixa o corpo levemente inclinado, mantendo o conforto. A suspensão dianteira invertida com 120mm de curso tem dupla função.