Apresentado ao público no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Ford Edge ST chega ao Brasil como versão única, vendida por R$ 299 mil. O modelo está na segunda geração, que foi reestilizada no ano passado. O utilitário-esportivo de porte grande é o primeiro a trazer a assinatura ST (Sport Technologies) ao país, que identifica as versões de alta performance da marca americana. Como os SUVs estão em alta, a ideia é reunir o conforto e espaço deste segmento com a performance de um autêntico esportivo. Mas o quão esportivo pode ser uma jamanta de duas toneladas?
O motor V6, um 2.7 EcoBoost com duplo turbo e injeção direta de combustível gera 335cv de potência a 5.000rpm e 54,4kgfm de torque a 3.000rpm. É o bastante para acelerar até os 100km/h em 6,2 segundos, nada mal! A velocidade máxima é de 207km/h. A transmissão tem câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda. O comando do câmbio é feito por um seletor rotativo no console, sendo que as trocas manuais são comandadas por paddle shifters.
Naturalmente, os demais sistemas do Edge precisaram ser adaptados para o comportamento mais agressivo da versão ST. A suspensão dianteira ganhou molas 10% mais rígidas e uma barra estabilizadora de diâmetro maior. Já a traseira tem molas 20% mais rígidas e amortecedores do tipo monotubo, em vez dos convencionais. O centro de gravidade também foi rebaixado para aumentar o controle da carroceria e a estabilidade em curvas. Freios de alta capacidade e ajustes na direção também fizeram parte desse pacote.
DESIGN A “vitamina” ST também está na carroceria do Edge. De cara é possível notar itens exclusivos, como grade preta tipo colmeia, faróis e lanternas com LEDs, rodas de 21 polegadas pintadas em preto, saias laterais e escapamento com saídas duplas, além do emblema ST em vermelho. Reestilizado, o modelo ganhou retoques, com novos vincos, uma faixa preta ligando as lanternas e a maçaneta do porta-malas posicionada mais abaixo.
DENTRO Os bancos têm formato esportivo, revestidos em camurça e couro, com costura prata e logo personalizado ST. Os assentos dianteiros contam com aquecimento e refrigeração, além de ajuste elétrico em 10 posições. Há memória para os ajustes do banco do motorista, volante e retrovisores. Muito conforto também no banco traseiro, com encosto reclinável, ar-condicionado, aquecimento e duas telas instaladas nos encostos de cabeça dianteiros, ligadas ao sistema de DVD. Todos os ocupantes podem se beneficiar do teto solar, que é panorâmico. O volante tem ajustes elétricos de altura e distância. O ar-condicionado digital oferece controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro. O porta-malas tem 602 litros de volume e pode ser aberto ou fechado com um simples movimento do pé sob o para-choque traseiro, facilitando seu manuseio com as mão ocupadas.
TECNOLOGIA O Edge ST oferece algumas tecnologias semiautônomas, como alerta de colisão com assistente de frenagem que reconhece veículos e pedestres, piloto automático adaptativo com Stop&Go, assistente de permanência na faixa, sistema de frenagem pós-colisão, assistente de manobras evasivas, assistente de estacionamento e assistente de farol alto.
O pacote de segurança tem oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelhos), câmera dianteira de 180 graus, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema anticapotamento, controle de torque em curvas e assistência de emergência. A chave presencial permite acesso ao interior do veículo e partida do motor por botão. Também é possível abrir as portas por código, no teclado embutido na coluna, e acionar o motor por controle remoto. O Edge é fabricado em Ontário, no Canadá, de onde é exportado para mais de 100 países, e em Hangzhou, na China, para atender ao mercado local..