A BMW do Brasil já deu a largada para aqueles que têm interesse em comprar o novo Série 8 Coupé, belíssimo modelo de duas portas e estilo esportivo que já pode ser adquirido por meio de campanha de pré-venda. Produzido na Alemanha, será comercializado por aqui somente na versão M850i xDrive Coupé, por R$ 799.950. As reservas podem ser feitas nas concessionárias BMW e a chegada das primeiras unidades está prevista para o terceiro trimestre deste ano.
O novo Série 8 resgata a tradição dos cupês esportivos da BMW, e faz lembrar o primeiro modelo, que tinha o mesmo nome, com quase 5 metros de comprimento, motor V12 de 300cv, e que deixou de ser produzido há exatos 20 anos. Totalmente modernizado, o novo BMW Série 8 foi exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, e os olhares de cobiça de parte do público foram fator determinante para o desembarque do modelo no mercado brasileiro.
VISUAL O desenho do novo BMW Série 8 Coupé prima pela esportividade, enfatizada por linhas dinâmicas e formas volumosas. Visto de frente, o cupê revela certa agressividade, com a grade de “dois rins” mais ampla e faróis a laser com luzes diurnas de LED. O longo capô vincado e o teto de fibra de carbono suavemente arqueado reforçam o aspecto aerodinâmico do modelo, que tem vidro traseiro com acentuada inclinação e lanternas horizontais em LED invadindo as laterais e tampa do porta-malas. As duas grandes saídas do escapamento em formato trapezoidal e o aerofólio M completam o toque de esportividade.
Com 4,85m de comprimento, 1,90m de largura, 1,34m de altura e distância entre-eixos de 2,82m, o cupê conta com interior refinado e amplo console central que se eleva em direção ao painel de instrumentos. Ali, motorista e passageiro encontram os controles do sistema de áudio, o painel do ar-condicionado e a tela do sistema de entretenimento e navegação. A alavanca do câmbio tem acabamento em vidro Glass Crafted Clarity feito a mão e exibe um número 8 iluminado na parte superior. O motorista tem ainda o botão de controle dos modos de condução e a tecla que aciona a partida do motor. O volante M multifuncional tem desenho esportivo, é revestido em couro, assim como os bancos esportivos, que contam com regulagem elétrica, ajuste lombar, ventilação e aquecimento. Apesar de integrados aos encostos dos bancos, os apoios de cabeça podem ser ajustados em altura e em distância.
MOTOR Sob o capô, uma verdadeira usina de força dá vida ao cupê, proporcionando uma performance digna de modelos de corrida. Trata-se de um V8 de 4.395cm³, que despeja 530cv entre 5.500rpm e 6.000rpm, com torque absurdo de 76,5kgfm entre 1.800rpm e 4.600rpm. O motor passou por modificações e conta com a tecnologia M Performance TwinPower Turbo, que inclui dois turbocompressores twin-scroll, refrigerados a ar, localizados entre os bancos dos cilindros, injeção de combustível de alta precisão, controle de válvulas totalmente variável Valvetronic e comando de válvulas variável duplo Vanos. Com ele o cupê acelera até os 100km/h em míseros 3,7 segundos, com máxima de 250km/h.
Mas a boa performance é favorecida também pela tração integral BMW xDrive, que distribui de maneira precisa o torque entre as rodas dianteiras e traseiras, além do bloqueio de diferencial traseiro controlado eletronicamente. O bloqueio é feito por um motor elétrico, que limita a compensação de velocidade entre as rodas traseiras em curvas, permitindo aproveitamento mais dinâmico da rotação do motor. Para completar o conjunto mecânico, o câmbio automático Steptronic Sport, de oito velocidades, traz novo escalonamento de marchas, proporcionando trocas mais esportivas, que podem ser feitas por meio dos shifts-paddles.
Para deixar o carro ainda mais à mão do motorista, a BMW usou sistema de direção ativa integral, que varia o ângulo de esterço das rodas de acordo com a velocidade. Nas situações de manobras, as rodas traseiras esterçam levemente, no sentido contrário às dianteiras. E em velocidades mais elevadas, no mesmo sentido das dianteiras, otimizando a estabilidade.
TECNOLOGIA Construído com fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência, o novo BMW Série 8 tem estrutura muito leve, rígida e segura. A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado com controle digital automático de duas zonas, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico e apoio lombar, e chave Display Key, com pequena tela de LCD colorida, sensível ao toque, por meio da qual é possível visualizar informações como localização do veículo, autonomia, serviços e manutenções, além de travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas e abrir e fechar os vidros.
No quesito tecnologia, destaque para a grade frontal equipada com o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO². Já o Driving Assistant Professional é um auxiliar de condução inteligente, que por meio de alertas visuais e sonoros alerta o motorista sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal. Para estacionar o veículo, o motorista conta com o Parking Assistant Plus, que ajuda a fazer manobras com precisão e segurança.
O cupê conta ainda com o BMW Night Vision, que identifica pedestres e animais na pista e auxilia o motorista na tomada de decisões em situações de pouca visibilidade. O sistema emite um alerta vermelho caso entenda que o motorista não acionou o freio e que o obstáculo não saiu da pista. Completando o pacote tecnológico, o novo Série 8 traz o sistema de conectividade BMW ConnectedDrive, o sistema de áudio Surround Bowers & Wilkins Diamond, e o BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque preparado para reconhecer letras e sinais.
O modelo traz ainda itens do pacote M Performance, com rodas de liga leve M Y-spoke aro 20 polegadas, freios de alta performance M Sport, soleiras com acabamento exclusivo, cintos de segurança M Sport e suspensão adaptativa M Sport, que permite ajustar eletronicamente a rigidez dos amortecedores de acordo com o modo de condução selecionado (Comfort/Sport).