A sétima geração do Volkswagen Jetta foi lançada no Brasil há oito meses, atualização que devolveu ao sedã a condição de competir com os principais concorrentes do segmento. Porém, até agora, a situação do sedã médio pouco mudou. O modelo continua na quarta colocação, muito atrás de Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze. Nem mesmo o lançamento posterior de uma versão mais barata (ou menos cara!) foi capaz de proporcionar uma reação. Agora a marca alemã lança a versão nervosa GLI, deixando a gama mais completa, mas sem a menor chance de tirar o sedã da zona de rebaixamento.
Pela primeira vez o fabricante comercializa o Jetta GLI no Brasil, mas vale lembrar que a última geração oferecia a versão TSI, com 211cv de potência, porém bem mais discreta. A sigla GLI (Gran Luxury Injection) foi criada nos Estados Unidos na década de 1980 para identificar os modelos topo de linha que uniam a esportividade dos GTI ao refinamento esperado para um sedã. Então, além do melhor desempenho, esta versão chega como a mais equipada e cara: R$ 144.990. Assim como as demais versões, a GLI é fabricada no México e começa a chegar às concessionárias brasileiras da marca ainda neste mês.
VISUAL O design ganhou uma pegada mais esportiva, com a aparência mais baixa, efeito obtido a partir do contorno da parte inferior do veículo com elementos escuros e as rodas de 18 polegadas.
Conceito comum entre os esportivos, o interior é todo em preto – forração do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos –, evidenciando a costura em vermelho em todos as partes de couro (bancos, volante, apoio de braço). O volante tem base reta e o painel de instrumentos é digital. É possível escolher entre 10 cores de iluminação interna.
MOTOR A dose extra de diversão nesta versão GLI é proporcionada pelo motor 2.0 TSI (com turbo, injeção direta de combustível e comando duplo variável de válvulas), que desenvolve 230cv de potência entre 4.700rpm e 6.200rpm e torque máximo de 35,7kgfm na faixa de 1.500rpm a 4.600rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com seis marchas e opção de trocas manuais por aletas próximas ao volante. Com este conjunto, o sedã alcança a velocidade máxima de 250km/h, acelerando do repouso até os 100km/h em 6,8 segundos. As suspensões são independentes, com configuração multilink na traseira. Já a direção tem assistência elétrica progressiva, que muda a relação de redução conforme a velocidade. Os freios são a disco nas quatro rodas, componente 10% maior em relação às demais versões do modelo.
O temperamento do veículo pode ser controlado de acordo com os quatro modos de direção: Eco, Normal, Sport e Individual.
Entre os principais itens oferecidos de série nessa versão de topo estão algumas funções semi-autônomas como controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, o Front Assist (que alerta o motorista para uma possível colisão, podendo atuar no freio), o sistema de frenagem pós-colisão e regulagem automática do farol alto.