NOVIDADE
Veículo de carga autônomo da Volvo
fará primeira operação real na Suécia
A Volvo Trucks e a DFDS, empresa de balsas e logística, firmaram acordo para o uso de um veículo de carga autônomo e elétrico. Batizado de Vera, o veículo vai transportar mercadorias entre um centro de logística e um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia. Trata-se da primeira operação real do Vera, que vai trabalhar em um sistema conectado de fluxo contínuo de mercadorias. O sistema autônomo é monitorado por um operador em uma torre de controle. A solução foi apresentada em 2018 para atuar no transporte com alta repetição, como em fábricas e portos. As adaptações de infraestrutura fazem parte da implementação do sistema de transporte, incluindo portões automatizados nos terminais.O uso do Vera em um cenário real dará oportunidade de desenvolvê-lo – com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura – para um próximo nível, a criação de um sistema conectado com vários veículos monitorados por uma torre de controle. Isso vai permitir um fluxo de transporte contínuo e constante. Este é o primeiro passo para implementar o Vera em uma operação de transporte em estradas públicas predefinidas dentro de uma área industrial. Segundo a Volvo Trucks, todas as precauções necessárias para uma operação segura de transporte autônomo serão tomadas.
PARA COLECIONADORES
A Jaguar está lançando uma edição limitada para colecionadores do modelo XE SV Project 8, que traz alguns detalhes que o diferenciam no visual, como o aerofólio fixo mais discreto, que substitui a asa aerodinâmica traseira. Equipado com motor V8 de 5.0 litros, que desenvolve 592cv, essa versão Touring acelera até 100km/h em 3,7s e alcança máxima de 300km/h, eletronicamente limitada. O modelo será vendido nas configurações de dois e quatro lugares, com duas novas opções de cores: british racing green e corris grey satin. A produção será limitada a apenas 15 unidades, fazendo do Touring a versão mais exclusiva do XE SV Project 8.
PARCERIA
No embalo das novas parcerias e uniões do setor automotivo, mais um “casamento” foi anunciado esta semana. A Volvo Cars e o Uber, rede de compartilhamento de carros, anunciaram a produção conjunta de automóveis 100% autônomos. Desde 2016, as empresas firmaram acordo de parceria de engenharia que resultou no desenvolvimento de vários protótipos de carros autônomos. O Volvo XC90 recém-apresentado é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo do Uber, é capaz de se dirigir sozinho. O modelo traz os recursos de segurança que permitem que o Uber instale facilmente seu próprio sistema de direção autônoma. As características mais importantes dos veículos produzidos pela Volvo Cars incluem diversos sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se algum dos sistemas primários falhar por algum motivo, os de backup são projetados para agir imediatamente para parar o veículo. Além disso, o modelo conta com sensores no topo e embutidos no veículo que permitem realizar manobras em ambiente urbano com segurança.
SEGURO ESPECIAL
De olho no crescimento da frota de carros elétricos e híbridos no Brasil, a seguradora Zurich está lançando no mercado um novo produto direcionado aos veículos movidos a energias alternativas. A apólice oferece coberturas para os cabos de carregamento, rede de oficinas especializadas em carros elétricos e híbridos e assistência 24 horas. O seguro também tem proteção em caso de colisão, roubo e incêndio, semelhante à do seguro de automóveis com motor a combustão interna. O preço do seguro para carro elétrico e híbrido é bem similar ao de um veículo convencional, e pode variar de acordo com o perfil do cliente e o modelo do automóvel. De acordo com o Denatran, circulam atualmente no Brasil cerca de 7.120 carros elétricos, mas a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que a frota chegue a 100 mil em 2026.