A Ford lança a linha 2020 da picape Ranger com uma discreta reestilização, a segunda desta geração, lançada em 2012. A picape renovada chega às concessionárias em agosto, sem aumento de preço. As poucas mudanças foram concentradas na dianteira, que ganhou nova grade com duas barras e nicho do farol de neblina no para-choque. Os faróis mantiveram o formato, mas ganharam nova distribuição interna, com luzes diurnas de LED e xênon na versão Limited, além de lentes com máscara negra. As rodas também ganharam novo desenho. A antena de teto foi deslocada da frente para a parte traseira. Na versão de topo, a tampa da caçamba traz assistente de abertura, que reduz seu peso de 12kg para apenas 3kg.
Enquanto a versão de entrada XL traz grade, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor preta, a XLS tem para-choque dianteiro, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, com a grade e o para-choque traseiro na cor cinza londres metálico. Já as versões XLT e Limited trazem grade, acabamento dos faróis, capa dos retrovisores, maçanetas e o para-choque traseiro cromados, além de faróis com projetores.
O interior tem novidade na versão de topo Limited, antes em tom cinza-escuro, que agora é na cor preto ébano. O acabamento varia da simplicidade de bancos revestidos em tecido e tapetes de borracha na versão de entrada LX, aos bancos ergonômicos e revestidos em couro (com ajustes elétricos para o motorista) e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores da versão de topo. Porém, são de série ajuste de altura do volante, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado e desembaçador do vidro traseiro.
SÓ DIESEL Devido à baixa demanda, a versão flex da Ranger foi descontinuada. De acordo com a Ford, esta motorização responde por apenas 8% do segmento. Já os motores a diesel são os mesmos de antes.
VERSÕES A versão de entrada é a 2.2 XL cabine dupla, que custa R$ 132.320. Com tração 4x4 e câmbio manual, esta picape é voltada para o trabalho.
Curiosamente, a versão seguinte é mais barata, a 2.2 XLS automática 4x2, que custa R$ 128.250. Já a 2.2 XLS manual 4x4 custa R$ 147.520, enquanto a versão 2.2 XLS automática 4x4 tem o preço sugerido de R$ 154.610. Entre as novidades, esse pacote tem ar-condicionado digital de dupla zona, central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e faróis de neblina, além de sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 All Season na versão 4x2 e 265/65 R17 All Terrain nas 4x4.
Subindo um nível, vem a Ranger 3.2 XLT automática 4x4 (R$ 176.420), que acrescenta bancos e volante revestidos em couro, sensor de chuva, multimídia SYNC 3 com navegação, faróis com acendimento e ajuste automático de altura, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, para-sóis com espelho e iluminação e rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/60 R18 All Season.
ASSISTENTES A versão de topo é a 3.2 Limited automática 4x4 (R$ 188.990), que se destaca pelos itens semiautônomos de assistência ao motorista, como o reconhecimento de sinais de trânsito, frenagem autônoma com detecção de pedestres, alerta de colisão, permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático. Além desses sistemas sofisticados, a picape traz chave com sensor de presença, rodas de 18 polegadas e sensor de estacionamento dianteiro.