Jornal Estado de Minas

Eles chegam ainda em 2019

O lançamento da Fiat Toro reestilizada abre a temporada de novidades guardadas pela indústria automotiva para o segundo semestre do ano. A maioria é formada por compactos de elevado volume, entre hatches e sedãs, e qualquer escorregada pode ser fatal para seu bom desempenho de vendas. Mas ainda teremos modelos que ajudam a traçar o novo perfil dos hatches médios no Brasil, cuja participação está despencando pelas tabelas a cada mês. Confira os principais lançamentos que chegam ao mercado brasileiro ainda em 2019.
 
 
 
 
Polo e Virtus GTS - As versões esportivas do hatch e do sedã deram as caras como veículos-conceito durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Além da caracterização da versão GTS, os veículos trazem sob o capô o motor 1.4 TSI de 150cv de potência e câmbio automático de seis marchas. O preço não será uma barbada e tem quem aposte em algo próximo de R$ 100 mil (a atual versão de topo Highline 200 TSI custa a partir de R$ 75.820). Na linha Volkswagen é possível notar claramente que as versões mais sofisticadas de compactos premium, como o Polo, estão tomando o espaço de médios como o Golf, com forte tendência à extinção no mercado brasileiro.
 
Onix e Prisma - O principal lançamento é o modelo que se transformou em um verdadeiro fenômeno de vendas, líder do mercado brasileiro há quatro anos (e tudo indica que será novamente, e com folga!). Além de linhas renovadas, o modelo que terá o sobrenome Plus ganha espaço interno, que já é bem satisfatório para um compacto.
A principal renovação está abaixo do capô, onde os motores obsoletos cedem espaço para um tricilíndrico 1.0 – com turbo e injeção direta de combustível – cuja potência deve ficar na casa dos 125cv. O Prisma também faz muito sucesso, sendo o quarto automóvel mais vendido do país. O modelo passa a se chamar Onix Sedan, ganha os mesmos conjuntos mecânicos do hatch e pode ser lançado ainda antes do dois volumes.
 
Corolla - Nova geração do sedã médio favorito dos brasileiros segue o design europeu, um pouco mais ousado e com ares tecnológicos, o que combina com a grande novidade: a versão híbrida elétrica, composta por um motor 1.8 flex e outro elétrico. Juntos, os propulsores oferecem 122cv de potência.
 
GOLF GTE - Trata-se de um híbrido elétrico plug-in com consumo de combustível superior aos 60km/l, obtido em cenário urbano, onde o motor elétrico é constantemente utilizado. Já na estrada, esse número cai para a casa dos 20km/l. Apesar do baixo consumo, o modelo também oferece bom desempenho. Os motores a combustão, um 1.4 TSI de 150cv, e o elétrico, com 102cv, oferecem juntos 204cv de potência.
É o bastante para acelerar até os 100km/h em 7,6 segundos. A versão híbrida do Golf chega enquanto o médio só é oferecido na versão vitaminada GTI (que custa a partir de R$ 151.530), tendo vendido em junho apenas 55 unidades. Isso pode indicar uma das tendências dos modelos médios, a de se tornarem veículos de nicho.
 
Cruze - Tanto o sedã quando hatch Sport6 ganharão reestilização discreta, com uma dianteira mais esportiva, mantendo o mesmo conjunto mecânico atual: motor 1.4 turbo e câmbio automático de seis marchas. A principal novidade será a estreia do sistema multimídia MyLink 3, que terá conexão 4G. O Cruze é o terceiro sedã médio mais vendido, tendo inclusive contido o avanço do novo VW Jetta. Já o Sport6 é o hatch médio mais vendido do Brasil, com 2.716 unidades emplacadas até o meio do ano, o que não chega a ser um número bom, confirmando que o segmento vai mal.
 
CIVIC - Para “roubar” os holofotes da 12ª geração do Corolla, a Honda lança o Civic reestilizado. As mudanças são pontuais, na grade (agora em preto brilhante, no lugar do cromado), para-choque dianteiro e rodas. Motores continuam os mesmos 
2.0 flex e 1.5 turbo 
a gasolina.
 
Leaf - Em sua segunda geração, o Nissan Leaf é o automóvel elétrico mais vendido no mundo.
O veículo tem 150cv de potência e 32,6kgfm de torque. É possível optar entre dois conjunto de baterias, com autonomia de 320 ou 240 quilômetros. Preço: R$ 178.400. 
 
Sandero e Logan - Os modelos da romena Dacia, que no Brasil recebem assinatura da Renault, ganham reestilização em breve. A renovação do Sandero se concentra na traseira, que ganhará lanternas horizontais e uma nova tampa do porta-malas. A dianteira do hatch recebe apenas nova grade e para-choque. Já o Logan vai mudar menos ainda, devendo agregar apenas a dianteira já descrita para o Sandero. Sua principal novidade será a versão aventureira Stepway e todos os seus penduricalhos. Os modelos mantêm os atuais motores 1.0 e 1.6 da família Sce. A novidade mecânica será a oferta de câmbio automático tipo CVT em conjunto com o motor mais forte. A versão esportiva R.S.
também segue em linha, com o motor 2.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas.
 
Bolt EV - Foi no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, que foi anunciada a chegada de vários modelos elétricos ao mercado nacional. Um deles é o Chevrolet Bolt EV, um compacto valente com 203cv de potência e 36,8kgfm de torque. Com a bateria de 60kWh, o veículo tem 380 quilômetros de autonomia. Em fontes rápidas, é possível recarregar 80% da energia em uma hora. Numa tomada comum de 220V, a taxa de carregamento é de 10 quilômetros a cada hora. O preço informado até o momento é de R$ 175 mil.
 
HB20 - Outra novidade importante é a reestilização profunda da família Hyundai HB20, o segundo automóvel mais vendido do país. Esperados para setembro, hatch, sedã (S) e aventureiro (X) mantêm a plataforma atual, que foi esticada. Já dirigimos o modelo na Coreia do Sul, que traz linhas mais atuais, mais espaço interno e acabamento refinado. O motor 1.0 turbo ganha injeção direta, com 120cv de potência, que permitiu uma melhor sensação ao volante que o anterior. 
 
 
 
 
 
 
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