Agosto já está aí, mas só agora a Toyota está lançando no Brasil a linha 2019 do seu híbrido Prius. O modelo traz discretas mudanças no visual, mantendo seu estilo rebuscado, além de central multimídia atualizada e pequeno aumento no volume do porta-malas, graças ao uso do estepe temporário. O híbrido já está à venda por R$ 128.530, ou seja, quase R$ 2 mil a mais do que o modelo 2018.
O Toyota Prius começou a ser produzido em escala e vendido no exterior em 1997, chamando a atenção por suas linhas ousadas e pela eficiência do sistema híbrido. Em alguns anos de comercilização, tornou-se o híbrido mais vendido no mundo. O histórico do modelo no Brasil teve início em 2013, quando começou a ser vendido em sua terceira geração. Em 2016, chegou à quarta geração, ainda mais moderna, montada sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês). Já foram comercializadas 6 mil unidades do Prius no mercado brasileiro desde o seu lançamento por aqui. A linha 2019 traz mudanças bem discretas no visual, que não chegaram a interferir a identidade do modelo.
MULTIMÍDIA O Prius 2019 traz nova central multimídia com tela tátil de sete polegadas e as funções de Pinch Out, Pinch Close e Flick, a mesma dos modelos Hilux e SW4. O sistema de conectividade tem tecnologia Miracast integrada de espelhamento wi-fi de conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros. Além disso, conta com o MirrorLink para espelhamento com conexão via cabo para alguns aplicativos.
CONJUNTO HÍBRIDO O sistema híbrido do Prius 2019 não traz novidades. Continua com um motor a gasolina 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e outro elétrico, disponibilizando potência combinada de 122cv. De acordo com a Toyota, o Prius é capaz de atingir uma redução de 52% de consumo de combustível na cidade e 42% na estrada quando comparado a modelos movidos somente a combustão. Os números de consumo divulgados pelo Inmetro são de 18,9km/l na cidade e 17km/l na estrada. O motor elétrico do Prius não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador, responsável por captar a energia cinética produzida pela frenagem e transformá-la em energia elétrica, que fica armazenada na bateria. A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado dual zone automático com display digital; bancos dianteiros com sistema elétrico e aquecimento; carregador sem fio para smartphones; freio de estacionamento com acionamento elétrico por botão; projeção de informações no para-brisa em 3D; Smart Entry (portas dianteiras e traseiras), Start/Stop Engine Button, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para motorista); controle de estabilidade e tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD; sensor de chuva e luz de neblina traseira de LED. O modelo da marca japonesa conta ainda com um seletor de modos de condução, com quatro opções que se adequam às necessidades do motorista. O modo normal é indicado para uma condução tradicional.