Téo Mascarenhas
A marca americana, instalada oficialmente no Brasil, tem planos globais de diversificação de sua linha. Os modelos em sua linha 2020 começaram a ser lançados, como a CVO Limited, motocicleta mais sofisticada da montadora e também comercializada aqui. A linha CVO, Custom Vehicle Operations, compreende motos especiais, customizadas de fábrica em edição limitada, agregando componentes nobres, acabamento diferenciado e maior desempenho. A expansão da linha, batizada de More Roads (Mais Caminhos), vai até 2022 e também passa por novas plataformas.
A moto elétrica Live Wire já é uma realidade, depois de longo período de desenvolvimento, e é comercializada nos Estados Unidos por US$ 29.800. No campo oposto, a marca também desenvolve o que parece uma heresia para os fiéis seguidores das confortáveis estradeiras de asfalto. Uma maxitrail para encarar terra. A Pan America 1250 chega em 2020, com o tradicional motor de dois cilindros em V, mas incorpora a refrigeração líquida e painel TFT. Também abre o leque para motos de menor cilindrada e até modelos mais esportivos.
DIVERSIDADE Entre as motos de menor tamanho, as Street 750 e 500, que dividem o mesmo quadro e têm motorização de dois cilindros em V com refrigeração líquida. A marca também planeja produzir na China um modelo “popular”, com motor de 338cm³, e uma naked agressiva e bem-esportiva, tipo streetfighter (guerreiro urbano), com motor de 975cm³derivado da plataforma da Pan America. Já a nova CVO Limited 2020 segue a receita clássica da marca, com muito volume e conforto, mas incorpora eletrônica e mordomias.
A CVO Limited 2020 é uma touring (estradeira) com malas laterais e central, para acomodar a bagagem, equipada com o tradicional motor com dois cilindros em V, batizado de Milwaukee Eight 117, que corresponde a 1.923cm³, porém, dotado de refrigeração líquida. Os motores 117 da linha CVO entregam nada menos que 17,2kgfm de torque, acoplado a um câmbio de seis marchas, com a última em regime de over-drive (bem longa) para rodar nas estradas com velocidade, mas em baixo giro, economizando combustível.
ELETRÔNICA A nova CVO Limited 2020 incorpora o pacote eletrônico Reflex Defensive Rider System (RDRS), que controla aceleração e frenagem. Uma sopa de letrinhas para designar o sistema de distribuição de frenagem ABS entre as duas rodas (C-ABS), sistema de controle de tração, que não deixa a roda traseira destracionar (C-TCS), sistema de dosagem de torque nas desacelerações bruscas (DSCS), sistema de dosagem de torque nas desacelerações bruscas em curvas (C-DSCS), que funcionam de forma integrada e automática.
A eletrônica também atua nas situações de anda e para, nas arrancadas em aclives, impedindo a moto de voltar nas partidas (VHC), e também no monitoramento da pressão dos pneus. O painel conta com o sistema Boom Box GTS, que tem tela sensível ao toque (e também via comandos no punho), sistema de som, comunicação com o passageiro via Bluetooth, espelhamento com o celular para acesso aos aplicativos e tomada USB. Os faróis são em LED, com luz diurna e sistema que ilumina automaticamente a parte interna das curvas.