Téo Mascarenhas
Os dois novos modelos, F 900 XR e F 900 R, apresentados durante o Salão de Milão, na Itália, que terminou no domingo, estão confirmados para o Brasil, embora ainda sem data e preços definidos. A BMW desenvolveu um mesmo motor para as duas motocicletas, com base no dois-cilindros paralelos, equipado com arrefecimento líquido e intervalo de ignição de 270 graus, que equipa a F 850 GS, também comercializada no Brasil. A capacidade saltou de 853cm³ para 895cm³ e a potência subiu para 105cv, com torque de 9,4kgfm.
A eletrônica está presente no motor, através dos modos de pilotagem Rain (chuva) e Road (estrada), além de controle de estabilidade, controle de tração e freios ABS. Como opcionais, a eletrônica pode ser incrementada com mapa de motor mais esportivo, modulação do freio motor e ABS Pro, que permite usar o freio mesmo inclinado dentro das curvas, sem alongar a trajetória e quick shifter. Além disso, a embreagem é do tipo deslizante, que impede o travamento da roda traseira nas reduções mais radicais, em uma tocada esportiva.
COMPARTILHAMENTO
As duas também dividem outros sistemas, como inédito quadro, desenvolvido especialmente para os modelos, iluminação em LED, painel com tela TFT de 6,5 polegadas colorida e personalizável, que permite conectividade com o celular, além de opcionais, como chave inteligente (que pode ficar no bolso), suspensão ESA (eletronicamente ajustável), chamada de emergência em caso de acidente e um sistema auxiliar de farol que ilumina a parte de dentro das curvas automaticamente com a inclinação, aumentando o campo de visão e a segurança.
As semelhanças e compartilhamentos (comuns da indústria, como forma de reduzir custos de produção), entretanto, param por aí. As duas irmãs visam a segmentos distintos. A F 900 R (que substitui a F 800 R, também já comercializada no Brasil) é uma naked, com utilização mais “urbana”, enquanto a F 900 XR é uma mistura de asfalto e terra, tipo aventureira. A posição de pilotagem é mais em pé, com banco a 825mm do chão, além de visual praticamente idêntico ao modelo S 1000 XR, equipado com motor de quatro cilindros em linha, e que também foi renovado para 2020.
MISTURA
A F 900 XR é uma espécie de mini S 1000 XR, mais branda. Entre os concorrentes no mercado nacional, vai encarar a Yamaha Tracer 900 e a Ducati Multistrada 900, por exemplo. A ergonomia e o jeitão fora de estrada se misturam com as rodas em liga leve e, contraditoriamente, com aro dianteiro de 17 polegadas, mais esportivo, para asfalto. A suspensão dianteira é do tipo invertida, com 170mm de curso, enquanto a traseira, do tipo mono em balança de alumínio, tem 172mm de curso. O tanque tem capacidade para 15,5 litros.
O modelo F 900 R adotou farol de formato simétrico, mas manteve um visual que lembra a antecessora F 800 R. De utilização mais “urbana”, traz tanque de combustível com 13 litros de capacidade e tem na construção (assim como na F 900 XR) soldas plásticas. A suspensão dianteira é invertida, mas o curso é bem menor, com 135mm. A suspensão traseira, também mono em balança de alumínio, segue o padrão (com menor curso e mais apropriado para o asfalto) e tem 142mm de amplitude. As rodas também seguem o padrão, em liga leve, com aro dianteiro de 17 polegadas.
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