As concessionárias BMW de todo o Brasil já estão vendendo a terceira geração do BMW Série 1, hatchback premium que desembarca na versão 118i Sport GP. Com visual renovado, o modelo traz sob o capô um motor três-cilindros de 140cv, acoplado ao câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. O novo BMW Série 1 é produzido nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, ambas na Alemanha, e chega ao mercado brasileiro recheado de tecnologias e oferecendo uma vantagem aos primeiros compradores: durante o mês de novembro, os clientes que adquirirem este modelo com a BMW Serviços Financeiros ganharão o programa de manutenção BMW Service Inclusive (BSI) por 3 anos ou 40 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
A terceira geração do BMW Série 1 tem alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, resultando em uma redução de 30 quilos no peso do hatch em comparação ao antecessor. Mas a BMW revela que a rigidez torcional do chassi foi aumentada graças ao uso da coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo.
O hatch de tração dianteira traz a tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês), que foi desenvolvida especialmente para o compacto premium elétrico BMW i3. O sistema percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque para as rodas, evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida.
No visual, o novo BMW Série 1 ganhou capô mais curto, mas com linha do teto mais longa caindo levemente na direção da traseira do carro. O modelo ganhou aspecto mais robusto, com traseira mais larga, o que sugere discreta esportividade. Com 4,31m de comprimento, a nova geração é 5 milímetros mais curta que a antecessora. Na largura, cresceu 34mm, chegando a 1,79m, e a altura aumentou 13mm, totalizando 1,43m. Mas a distância entre-eixos de 2,670m é 20mm mais curta que a da geração anterior.
O BMW 118i Sport GP tem faróis duplos com lâmpadas de LED e luzes diurnas. As lanternas traseiras ganharam novo formato em L, e agregam os piscas, as luzes de freio, as luzes de ré e de neblina. O espaço interno melhorou graças ao túnel central baixo e nivelado, favorecendo principalmente os ocupantes do banco traseiro, que ganharam uma área mais ampla para acomodar as pernas. O porta-malas aumentou em 20 litros, totalizando 380 litros.
No quesito conectividade, o novo BMW Série 1 já deixa a linha de produção conectado à internet, com acesso feito por meio de um SIM Card, que possibilita obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ConectedDrive. O usuário recebe ainda alerta sobre a necessidade de manutenção de componentes, informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis, e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente. A central multimídia tem tela tátil digital de 8,8 polegadas e traz sistema de navegação e preparação para o Apple Car Play.
MOTOR O motor que equipa o novo Série 1 é um três-cilindros da família BMW EfficientDynamics, usado no esportivo híbrido BMW i8. Com 1.499cm³, movido a gasolina, o propulsor entrega 140cv entre 4.600rpm e 6.500rpm, com torque de 22,4kgfm de 1.480rpm a 4.200rpm. A transmissão é automática de sete marchas e dupla embreagem. O BMW 118i acelera até os 100km/h em 8,5s e atinge máxima de 211km/h.
A lista de equipamentos do BMW 118i Sport GP inclui ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas, volante multifuncional revestido em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, Parking Assistant e assentos dianteiros esportivos. No quesito segurança, destaque para os seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina na frente e atrás –, freios a disco ventilados com ABS, além de controles de estabilidade e tração, e pneus run-flat. O modelo está disponível nas cores branco alpino (sólida) e as metálicas preto safira, branco mineral, cinza mineral, azul mediterrâneo e azul seaside.
.