A Volkswagen lançou a linha 2021 da Amarok V6 com uma vitamina extra. O motor é o mesmo 3.0 turbodiesel, porém, devidamente recalibrado para despejar 258cv de potência entre 3.250rpm e 4.000rpm (antes eram 225cv, incremento de 15%) e 59,1kgfm de torque entre 1.400rpm e 3.000rpm (eram 56,1kgfm, aumento de 5%). Vendido em duas versões, a partir de R$ 243.290, o modelo é fabricado na Argentina e já alcançou 10 anos sem apresentar uma evolução significativa.
Agora, a picape acelera até os 100km/h em 7,4 segundos, mas a velocidade máxima não passa de 190km/h (limitada eletronicamente). A transmissão engloba câmbio automático de oito marchas (com opção de trocas manuais por paddle shifters) e a tração integral 4motion. Com a função overboost (disponível entre 50km/h e 120km/h), a potência pula para 272cv por até 10 segundos, facilitando ultrapassagens e retomadas de velocidade.
A versão de entrada da Amarok V6 é a Highline (R$ 243.290), que traz diversos recursos eletrônicos de segurança, como controles de tração e estabilidade, controle automático de descida, assistente de partida em rampa, assistência à frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial, freios ABS off-road, sistema de frenagem na chuva, sistema de frenagem pós-colisão, além de airbags frontais e laterais. A central Discover Media oferece navegação nativa e espelhamento de smartphone (por Apple CarPlay e Android Auto).
Já a versão de topo Extreme (R$ 256.390) traz bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, controle automático de velocidade, faróis bixênon com luz de condução diurna e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com regulagens de altura e distância.
A Amarok tem 5,25m de comprimento, 1,94m de largura, 1,83m de altura e 3,09m de distância entre-eixos. A caçamba tem 1,55m de comprimento, 1,62m de largura, 1,22m entre as caixas de roda e 58cm de altura. O volume do compartimento de carga é de 1.280 litros. A carga útil, que também compreende o peso dos ocupantes, é de 1.156 quilos.
VALE? Agora, a Amarok V6 é a picape média mais potente, rápida e cara do país. Se a concorrência não for com muita sede ao pote, poderá tornar a vida da Volkswagen mais difícil, já que em breve teremos por aqui modelos como a RAM 1500, Ford F150 e Chevrolet Silverado, que trazem design, porte e motor su- periores. Será que não vale a pena esperar?
.