Jornal Estado de Minas

AVALIAÇÃO

Com capota rígida, Toro Ultra perde pegada de picape, mas ganha praticidade



Já em fim de ciclo, com reestilização esperada ainda para este primeiro semestre de 2021, a Fiat Toro tem uma versão bastante equipada (e cara!), que traz como destaque a capota rígida da ca- çamba. Trata-se da versão Ultra, vendida por R$ 183.790. Então, de início, já alertamos para ter cautela quanto à compra do modelo agora. Se for comprar, ao menos negocie um belo desconto para aliviar seu prejuízo na hora de passar a picape adiante. Na verdade, a ideia de testar um veículo prestes a ser renovado está focada na capota rígida, que certamente será mantida na Toro 2022 e deve também ser aplicada na compacta Strada.
 
A primeira coisa a saber desta versão é que você deixa de ter, de forma rápida, o uso do veículo como uma picape. A tampa rígida pode ser retirada, mas exige tempo e ferramentas, precisando de um planejamento. Assim, a escolha desta versão é ideal para quem enxerga a picape como um veículo estiloso, e que raramente vai precisar carregar moto, bicicleta, enfim, objetos maiores que ultrapassam o limite da capota. E aqui vale falar que a versão Ultra traz de série engate de reboque removível, caso seja essa a necessidade, compensando a “falta” de caçamba.
 
Capota rígida da Toro Ultra tem apelo visual, além de proteger a carga na caçamba da picape, que traz ainda bolsa para acomodar objetos - Foto: Fiat/Divulgação 
 
Mas, a tampa rígida também reúne vantagens para quem sabe que não vai fazer o uso do veículo como picape.
A mais evidente é aumentar a segurança dos objetos carregados no compartimento de carga, uma vez que a tampa conta com uma maçaneta que só é acessível por dentro do compartimento de carga, e com trava. O manuseio do compartimento também é fácil, já que a tampa é escamoteável e sustentada por molas a gás. Na unidade testada, uma das travas dessa tampa exigia mais força no fechamento.
 
- Foto: Fiat/Divulgação 
 
Outro aspecto positivo é que a vedação contra água e poeira é muito boa. Fundamental para a experiência positiva com a tampa rígida, a Toro Ultra vem equipada com uma enorme bolsa para acomodar com mais cuidado os objetos a serem levados ali, como as compras de supermercado. Conforme a conveniência, a bolsa tem abertura frontal ou superior por zíper. A bolsa também é fácil de ser retirada, caso seja necessário levar algum objeto mais volumoso na caçamba. O único ponto negativo é que a iluminação do compartimento de carga não alcança o interior da bolsa.

VISUAL Apesar de ser um detalhe, a capota rígida, assim como o santantônio moldado em fibra, não favorece o visual da Toro Ultra.
Talvez por tradição, o contraste causado pela capota em lona e o santantônio tubular caem melhor em uma picape. Os estribos laterais que equipam a versão são decorativos, já que picape é baixa e de fácil acesso.
 
O interior tem bom acabamento, como o de um SUV compacto, mas nada excepcional, com bancos e aplique nas portas dianteiras em couro. A “pegada” desta versão é o interior em preto, mais esportivo, presente no revestimento do teto, para-sóis e colunas. Ainda assim, para um veículo que beira os R$ 200 mil, há um excesso de plástico duro.
 
O banco do motorista tem ajustes elétricos. Já o banco traseiro tem espaço razoável. O interior ainda fica devendo porta-trecos melhores, já que no console central existe apenas um porta-copos e o pequeno compartimento abaixo do apoio de braço, mas este com acesso menos imediato.

RODANDO O motor a diesel de 170cv e 35,7kgfm de torque “desperta” por volta dos 2.000rpm, o que basicamente atrapalha quando há necessidade de “arrancar” com mais rapidez. Também não tem como desprezar que o modelo tem alguma habilidade no fora de estrada (o que não significa que ele é um jipe ou um trator), por trazer tração nas quatro rodas e reduzida.
 
Mas, sem dúvida, a maior desvantagem mecânica da Toro é a falta de habilidade para manobrar, já que alguma coisa no projeto limita o esterçamento das rodas, deixando o motorista em maus lençóis em locais apertados. Já a sua maior vantagem é o comportamento dinâmico em curvas, mérito da suspensão traseira multilink, que também assegura muito conforto de rodagem.
 
Quanto custa?

A Toro Ultra 2.0 diesel AT9 4x4 é a versão de topo da picape de porte intermediário da Fiat, com preço sugerido de R$ 183.790. 

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