A Volkswagen finalmente apresentou o ID. Buzz, sua nova van elétrica com versões para passageiros e carga (o ID. Buzz Cargo). A pintura estilo “saia e blusa” e a ampla área envidraçada entregam que a referência deste veículo mora na primeira geração da Kombi. O modelo é produzido pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, na Alemanha, e estreia em alguns países da Europa em setembro.
Apesar das referências, o projeto não chega a ter o compromisso de ser uma releitura fiel da Kombi. Mas, de acordo com Jozef Kaba, Head de Design da Volkswagen, ambos os projetos se aproximam no forte compromisso entre forma e função. As dimensões da van são 4,71 metros de comprimento, 1,98m de largura, 1,93m de altura e 2,98m de distância entre-eixos. A silhueta do ID. Buzz é bem aerodinâmica, com coeficiente na casa dos 0,29.
Os faróis horizontais estão ligados por uma faixa luminosa, com uma grande logomarca da Volkwagen ao centro. A grande cobertura de vidros, com colunas bastante finas, é uma característica distinta nos dias atuais e deve proporcionar uma visibilidade sem igual. As rodas são de 18 polegadas. A traseira conta com spoiler e antena tipo barbatana de tubarão, que agregam esportividade. As lanternas são bem finas e também estão interligadas.
DENTRO O visual interior é limpo, com a maior parte dos comandos a partir da tela central de 10 ou 12 polegadas. O quadro de instrumentos é digital. A alavanca de marcha fica próxima ao volante. O acabamento mistura uma simulação de madeira e componentes com cores vivas no painel e nas portas. Na “pegada” sustentável em que os veículos elétricos estão inseridos, a Volkswagen garante que o modelo usa alto percentual de materiais reciclados, além de não fazer uso de couro no interior.
A versão de passageiros acomoda cinco pessoas, mas é possível elevar essa capacidade para seis optando-se pelo banco dianteiro inteiriço. Na versão de carga essa lógica se inverte, com banco inteiriço para três ocupantes como padrão, podendo ganhar dois bancos independentes como opcional.
As portas traseiras são deslizantes, com acionamento elétrico. A tampa do porta-malas também oferece abertura elétrica. Na versão de passageiros, o banco traseiro bipartido oferece ajustes tanto no assento quanto no encosto. O porta-malas tem volume de 1.221litros, mas, com o banco rebatido, a capacidade sobe para 2.205 litros. Segundo a Volkswagen, configurações com seis e sete lugares, além de distância entre-eixos maior, virão em médio prazo.
Já no ID. Buzz Cargo apenas a porta da direita tem abertura, também deslizante. A versão de carga, que conta com uma divisória fixa separando o habitáculo do compartimento traseiro, consegue levar dois pallets de tamanho padrão. O volume traseiro é de 3.900 litros, com capacidade de carga de 650 quilos.
ELÉTRICA O modelo traz um motor elétrico de 204cv de potência e 31,6kgfm de torque, com tração traseira. A bateria é de 77kWh, mas a marca não informou qual é a autonomia do veículo (algumas informações técnicas foram guardadas para o lançamento comercial do modelo). Em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. O ID. Buzz é construído sobre a plataforma modular elétrica MEB, do Grupo Volkswagen.
QUASE AUTÔNOMA O modelo também traz tecnologia avançada para ser usado no modo autônomo, como o sistema de alerta local “Car2X”, que usa sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar obstáculos em tempo real. Outro destaque será o “Travel Assist com Swarm data”, que vai permitir a condução parcialmente autônoma, incluindo a mudança de faixa de rodagem. O ID. Buzz ainda vai trazer uma função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.