De Ouro Preto (MG)
O automóvel 100% elétrico mais vendido do Brasil em 2021 foi o Nissan Leaf, com 439 unidades emplacadas. A segunda geração do modelo foi lançada no Japão, em 2017, mas só chegou ao mercado brasileiro em 2019. Apesar de o volume ainda ser pequeno, obviamente por causa do preço altíssimo de um carro elétrico no Brasil, a Nissan quer mostrar que a eletrificação (em suas diferentes modalidades) já faz parte do presente, tendo ampliado a oferta do modelo em sua rede de concessionárias.
O visual do Leaf ainda está atual. O design tem forte compromisso com a aerodinâmica, fator primordial em um veículo elétrico. Os vincos são bastante pronunciados, presentes principalmente no capô, para-choques e na parte posterior da carroceria. As rodas em liga-leve são de 17 polegadas. As dimensões do veículo são 4,48 metros de comprimento, 1,79m de largura e 1,56m de altura.
DENTRO
Com 2,70 metros de entre-eixos, o interior do Leaf é espaçoso. O acabamento é caprichado, usando materiais convencionais, como o couro nos bancos, apoio de braço central, volante, painel e portas. O volante tem regulagem apenas em altura, enquanto o banco do motorista oferece ajuste em altura. Curioso o freio de estacionamento acionado pelo pé em um veículo com alto grau de tecnologia.
O quadro de instrumentos traz uma tela configurável de 7 polegadas, em que é possível consultar informações como porcentagem de energia nas baterias e autonomia do veículo. Já a tela do sistema multimídia tem 8 polegadas. O Leaf deixa a desejar ao oferecer apenas uma porta USB. O banco traseiro acomoda como conforto até dois passageiros, já que o túnel central do assoalho que dá acesso às baterias é muito alto. O porta-malas é bem espaçoso, com volume de 435 litros, sendo que o estepe fica na parte de fora do veículo.
BATERIAS
As baterias do Leaf têm 40kWh, o que dá autonomia de 272 quilômetros pelo protocolo FTP do Inmetro. De acordo com o fabricante, a recarga completa dura 8 horas em um Wall Box padrão. Já em uma estação de recarga rápida, mais comum em rodovias, bastam 40 minutos para “encher” 80% da bateria. Em último caso, o veículo traz um carregador de emergência, que pode ser ligado em uma tomada convencional doméstica, onde uma carga completa pode demorar até 40 horas.
MOTOR
O motor elétrico do Leaf está localizado na dianteira, com 149cv de potência e 32,6kgfm de torque. Além de se tratar de números expressivos, o fato de se originar de um propulsor elétrico permite que essa força esteja disponível quase instantaneamente, não dependendo do regime de rotações. A velocidade máxima do veículo foi eletronicamente limitada a 144km/h. Já a aceleração até os 100km/h é feita em 7,9 segundos.
Para gerenciar da melhor forma tanto a entrega quanto a regeneração da energia de frenagem, o Leaf conta com com diversos comandos no console, a começar pelo modo Eco, que regula a entrega de “força” às rodas. A alavanca tipo joystick traz a posição B, usada para potencializar a regeneração da energia da desaceleração, podendo ser usada em um longo declive na estrada. Já com o e-pedal, basta dosar o pedal do acelerador para controlar a velocidade do veículo, praticamente aposentando o pedal de freio, já que ele desacelera intensamente o veículo em busca de regenerar energia.
EQUIPAMENTOS
Importado do Reino Unido, o Leaf é vendido a partir de R$ 293.707. No pacote de equipamentos, destaque para tecnologias semiautônomas, como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, alertas de ponto cego, mudança de faixa e de tráfego cruzado.
* Viajou a convite da Nissan