Enio Greco
Não há como negar a evolução dos carros chineses comercializados no mercado brasileiro. Aos poucos, aquela ideia de carros pequenos, frágeis, com jeito de descartáveis vai dando lugar a modelos com design moderno, acabamento sofisticado e alto nível de tecnologia. Exemplo disso é o BYD Tan EV, um SUV totalmente elétrico, de dimensões avantajadas e desempenho empolgante, que quer brigar com concorrentes premium das marcas alemãs. E ele não fica para trás nem no preço: R$ 529.890.
O BYD Tan EV começa impressionando pelas dimensões. São 4,87m de comprimento, 1,95m de largura e 1,72m de altura. E para completar o pacote, são quase 2,5 toneladas de peso. É grandalhão, mas tem visual moderno e robusto. Na frente, a grade ampla em preto brilhante e os faróis full LED afilados fazem lembrar a cara de um dragão, símbolo da marca.
As laterais são limpas, com vinco marcando a linha de cintura e o teto com descaída acentuada na traseira. As enormes rodas de 22 polegadas completam o visual na lateral. Na traseira, o destaque são as laternas unidas por barra iluminada em LED, que no escuro confere belo visual. Na parte superior da tampa do porta-malas, um grande defletor de ar, e no centro a frase que dá nome à marca: Build Your Dreams (BYD).
INTERIOR Como se trata de um veículo totalmente elétrico, o BYD Tan EV não economiza em tecnologia e sofisticação. O modelo conta com chave presencial e acabamento de luxo, com bancos revestidos em couro e com aquecimento, ventilação e comandos elétricos. São três fileiras de bancos para acomodar sete pessoas, o que faz do BYD Tan EV uma boa opção para família.
Os bancos dianteiros são muito confortáveis, com prolongamento do assento, que ajuda a proporcionar a melhor posição para dirigir. Já na segunda fileira de bancos, muito espaço para as pernas e assoalho todo plano. Com saídas de ar-condicionado e duas entradas USB. A terceira fileira tem assentos muito baixos e só mesmo crianças conseguem se acomodar bem ali.
Com a terceira fileira de bancos montada, a capacidade do porta-malas é de 235 litros, mas com ela rebatida chega a 410 litros até a altura do encosto. O interior traz ainda iluminação ambiente com 31 opções de cores. O painel de instrumentos é totalmente digital e configurável, e o volante tem regulagem elétrica de altura e distância e ainda traz comandos para áudio, celular, controlador de velocidade e outros.
O sistema multimídia do BYD Tan EV tem tela tátil flutuante de 15,6 polegadas, com sistema de rotação elétrico. Ou seja, você pode escolher se prefere a tela na posição vertical ou horizontal. E nela é fácil a conectividade por Android Auto ou Apple CarPlay, com navegação e imagens da câmera de visão surround HD de 360 graus. Tem ainda a câmera frontal, que permite gravar as imagens.
No console, o motorista tem à disposição os comandos do sistema de manutenção de faixa, do sensor de estacionamento, o seletor de modos de condução (Sport e Eco) e o carregador de celular por indução, além de entrada USB e tomada de 12V.
DIRIGINDO Para tirar as quase 2,5 toneladas da inércia, o BYD Tan Ev conta com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Juntos, eles despejam 517cv de potência máxima e 69,3kgfm de torque. O SUV traz o sistema Real Time Eletric All-Wheel Drive, que faz a comutação automática de apenas tração dianteira para tração nas quatro rodas. Basta colocar a alavanca tipo joystick na posição D e acelerar, para sentir as costas pregando no encosto do banco.
O SUV grandalhão acelera muito rápido e ignora o excesso de peso, em boa parte aumentado pelas baterias, instaladas sob o assoalho. Mas não adianta se entusiasmar muito ao volante do BYD Tan EV, pois a máxima dele é limitada em 186km/h, que já está bem acima da velocidade permitida nas estradas brasileiras. E, apesar de as bateriais abaixarem o centro de gravidade do SUV e o modelo contar com eletrônica para controlar a estabilidade, por ser muito alto ele apresenta uma tendência a galear em velocidades mais altas.
As suspensões são mais firmes e transferem um pouco das irregularidades do solo para dentro do carro. A direção foi bem calibrada, com cargas bem definidas para baixas e altas velocidades, mas o diâmetro de giro é grande e exige paciência nas manobras. O sistema de freios, com discos ventilados e muita eletrônica, consegue segurar o BYD Tan EV sem apavoramento.
AUTONOMIA De acordo com a montadora, com carga completa na bateria, o BYD Tan EV tem alcance de 437 quilômetros. O modelo conta com eficiente sistema de recuperação de carga para a bateria, por meio do freio regenerativo e nas desacelerações. Pelo painel, é possível acompanhar o consumo de carga da bateria enquanto se dirige. E a recarga da bateria pode ser feita de 30% a 80% em carregadores rápidos, em apenas 30 minutos. Na tomada residencial, se a bateria estiver completamente descarregada, a recarga é feita em 15 horas.
O modelo traz uma lista completa de sistemas de auxílio à condução, que vai desde alerta de colisão frontal (FCW) e traseira (RCW), alerta de tráfego cruzado (RCTA), alerta de mudança de faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA) e piloto automático adaptativo (ACC). Com tudo isso, o BYD Tan EV se aproxima de modelos como Audi e-Tron (R$ 780 mil) e Mercedes-Benz EQC (R$ 694 mil), que são bem mais caros. Diante disso, o que você faria? Iria de chinês ou alemão?
Ficha técnica
» MOTOR*
Dianteiro, elétrico, que desenvolve potência de 245cv e torque de 33,6kgfm; traseiro, elétrico, potência de 272cv e 35,7kgfm de torque; potência combinada de 517cv e torque combinado de 69,3kgfm
» BATERIA*
Capacidade de 86,4kWh
Tempo de recarga: 30 minutos (30% a 80% - DC); 1h30min (0% a 100% - DC – potência 110kW); 15 horas (0% a 100% - AC – potência 6,5kW)
» ALCANCE*
Urbano (PBEV) 472 quilômetros
Estrada (PBEV) 395 quilômetros
Combinado (PBEV) 437 quilômetros
» TRANSMISSÃO*
Real-Time Electric All-Wheel Drive com comutação automática entre os modos tração dianteira (FWD) para melhor eficiência energética e tração nas quatro rodas (AWD)
» DIREÇÃO*
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
» SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS*
Dianteira, independente, MCPherson, com amortecedores de dupla ação; traseira, independente, multlink, com amortecedores de dupla ação/8,5 x 22 polegadas (de alumínio)/265/40 R 22
» FREIOS*
Discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, com pinças Brembo e seis pistões, ABS/EBD, e sistema de freio regenerativo (CRBS)
» CAPACIDADES*
Do porta-malas, 235/940/1.655 litros; de carga (ocupantes e bagagem), ND
» PESO*
2.479 quilos
»DIMENSÕES*
Comprimento, 4,87m; largura, 1,95m; altura, 1,72m; distância entre-eixos, 2,82m; altura livre do solo, 15cm
» ÂNGULOS*
De entrada, 22 graus
De saída, 20 graus
» PERFORMANCE*
Aceleração até 100km/h em 4,6 segundos
Velocidade máxima de 186km/h (limitada eletronicamente)
*Dados do fabricante
» EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE: Teto solar panorâmico elétrico deslizante com persiana, abertura automática do porta-malas ativada com o movimento dos pés, recarregamento de celular por indução, acabamento em alcantara, chave inteligente, volante com ajuste elétrico de altura e distância, Auto Hold (AVH), modo Eco/Sport, modo anti-patinação (snow mode), seis airbags, câmera panorâmica 360 graus com modo 3D, câmera interna com modo de gravação de direção, sensor de ponto cego, assistente de frenagem de emergência (EBA), controle de tração (TCS), sistema eletrônico anticapotamento (RMI), controle dinâmico do veículo (VDC), assistente de descida (HDC), assistente de partida em rampa (HHC), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), aviso preditivo de colisão (PCW), alerta de colisão frontal (FCW), freio automático de emergência (AEB), alerta de colisão traseira (RCW), alerta de tráfego cruzado (RCTA), alerta de mudança de faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de mudança de faixa (LCA), piloto automático adaptativo (ACC), sensor de pressão dos pneus (TPMS), revestimento em couro sintético premium, ajuste elétrico dos bancos dianteiros (8 posições), bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, banco do motorista com memória de posição, multimídia DiLink com tela flutuante de 15.6 polegadas e rotação elétrica (posição vertical e horizontal), USB na segunda fileira de bancos (2), entradas SD e USB, faróis Full LED, sensor crepuscular, ajuste elétrico de altura dos faróis, Daytime Running Light (DRL), faróis com cornering light, luz ambiente configurável (cor e instensidade), sensor de chuva, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para segunda fileira de assentos.
» OPCIONAIS – Não tem
» Quanto custa?
O BYD Tan EV tem preço de tabela sugerido de R$ 529.890. O modelo tem cinco anos de garantia ou 500 mil quilômetros. Já a baateria tem oito anos de garantia, sem limite de quilometragem