Economia

Consumidores se irritam: Embalagem diminui e preço aumenta


Flipar

Já faz tempo que o consumidor bota a boca no trombone e reclama da tática da esperteza de algumas empresas. Elas reduzem o tamanho da embalagem e mantêm o preço do produto (ou até aumentam). O FLIPAR mostrou e relembra casos que irritaram os consumidores.

reverent pixabay

Com a inflação, esta prática voltou a chamar atenção e tem irritado muita gente.

reprodução redes sociais

Consumidores trataram com ironia a suposta "vantagem" apontada pela marca Ypê ao reduzir o tamanho do sabão de 1 kg para 900g: "Novo formato anatômico. Facilita a pega". A cliente escreveu: "Como não pensamos nisso antes? Somos uns ingratos de não agradecer"

reprodução rede social

Várias empresas estão adotando a mesma estratégia, que vem sendo chamada de "reduflação".

reprodução redes sociais

Em 2022, uma das queixas foi contra a Fiat Lux, que reduziu de 240 para 200 o número de fósforos na caixa. O consumidor publicou: "A inflação sendo maquiada".

reprodução redes sociais

Tem consumidor que até calcula o quanto se perde. No caso do Nescau, "menos um copo", reclamou o cliente.

reprodução redes sociais

Agora atenção para o que diz a lei. A redução da embalagem é permitida. Mas a empresa tem que deixar a mudança bem clara.

reprodução rede social

É obrigatório informar no rótulo a quantidade existente na embalagem antes e depois da alteração. Mas, às vezes, essa informação vem miudinha, miudinha...O biscoito Nesfit, por exemplo, caiu de 200g para 160g. Redução de 20%. Olha o aviso...

reprodução rede social

Pelo certo, a alteração tem que ficar na parte principal do rótulo, em local de fácil visualização, com letras maiúsculas, em negrito, contrastando com o fundo do rótulo.

reprodução rede social

É necessário informar a redução do peso em termos absolutos e também o percentual.

divulgação

As informações sobre a alteração devem ser mantidas no rótulo por, no mínimo, seis meses.

reprodução redes sociais

Quem tiver queixas contra as empresas pode procurar o Procon - órgão de defesa do consumidor - da cidade onde vive.

Reprodução do twitter.com/Daienemendes

Mesmo quem segue essas regras, porém, fica mal no conceito do cliente quando reduz as embalagens. Um dos casos mais chamativos é o dos chocolates. A cliente publicou que a barra família, hoje, tem o tamanho da normal de anos atrás. Usou régua e tudo pra medir.

reprodução redes sociais

Um movimento chegou a ser criado nas redes sociais chamado Deleta da Prateleira, recomendando boicote de marcas que diminuem seu tamanho.

reprodução facebook

Afinal, quem não lembra que as barras, anos atrás, tinham 200g? Foram diminuindo, diminuindo, e hoje estão com 90g.

reprodução reddit.com