Economia

Tá reconhecendo? Marcas que mudam de nome em outros países


Flipar

Quem viaja para outro país costuma se deparar nos mercados com produtos parecidos com os que existem no Brasil. A pessoa reconhece a logomarca, mas estranha o nome. Até que conclui: é a mesma empresa, com outra designação!

reverent pixabay

É isso mesmo. Várias marcas adaptam os seus nomes dependendo do país onde os produtos são comercializados. Isso pode acontecer porque já existe outro produto com o mesmo nome no exterior ou para facilitar a compreensão e a aceitação da marca.

pixabay

A marca Danone, impressa em iogurte, requeijão e água mineral, se chama Dannon nos EUA, para facilitar a pronúncia. A empresa multinacional, fundada em 1919 na Espanha, tem sede em Paris.

Divulgação

O sabão em pó Ace é chamado de Tide na Turquia. O produto é da Proctor & Gamble, fundada em 1836 nos EUA. O sabão foi lançado em 1946 pela empresa.

Divulgação

O sabão em pó Omo se chama Persil no Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Malásia. A marca pertence à Unilever, empresa de capital aberto britânica fundada em 1929.

Divulgação

O sabão em pó Surf, também produzido pela Unilever numa versão mais popular do que o Omo, se chama Rinso na Indonésia. O Surf foi introduzido em 1959.

Divulgação

E a Unilever ainda tem mais uma linha de sabão em pó, também bastante consumido: o Brilhante. Ele se chama Rin em Bangladesh, na Índia e no Paquistão. E é Radiante, no Caribe.

Divulgação

A Unilever também tem linha de higiene pessoal. Os desodorantes Axe são chamados de Lynx no Reino Unido e na Austrália. O produto foi lançado em 1983.

Divulgação

Outro produto da Unilever é o desodorante Rexona. Mas ele se chama Sure na Grã-Bretanha; Degree nos EUA; Rexena no Japão; e Shield na África do Sul.

Divulgação

Também da Unilever, o hidratante Vasenol tem esse nome nos países da América do Sul, mas se chama Vaseline nos outros lugares do mundo onde é comercializado: EUA , Austrália, Japão e países da Europa.

Divulgação

O Burger King, rede de fast food americana, virou Hungry Jack's na Austrália. Já havia um estabelecimento com o nome de Burger King no país e foi preciso trocar. A empresa foi fundada em 1953 na Flórida.

Divulgação

A rede de fast food KFC (Kentuchy Fried Chicken) se torna PFK (Poulet Frit Kentucky) no Canadá. A rede foi fundada em 1930 no Kentucky com uma antiga receita de frango frito da região.

Divulgação

As batatas Lay's mudam de nome em vários países: Walkers (Reino Unido), Sabritas (México), Margarita (Colômbia) e Tapuchips (Israel). O produto é da Alimenticia, fundada em 1932.

Divulgação

O produto de limpeza Mr. Clean ainda não chegou ao Brasil. Ele tem esse nome nos EUA e Canadá; é Meister Popper (Alemanha), Mastro Lindo (Itália), Maestro Limpio (América Latina), Monsieur Propre (França) e Flash (Irlanda).

Divulgação

Há produtos que começam com nome diferente, mas a empresa decide universalizar a marca. O chocolate Twix, lançado em 1967 no Reino Unido (com o nome de Raider na Europa) foi introduzido nos EUA em 1979, como Twix. Em 1991, passou a ser Twix mundialmente. É produzido pela Mars.

Divulgação

O chocolate Dove, também produzido pela Mars, foi lançado em 1939 e leva esse nome na maioria dos países. Mas é chamado de Galaxy na Grã-Bretanha, no Egito e na Índia.

Divulgação

A rede de restaurantes Vivenda do Camarão, fundada em 1984 no Brasil, ganhou filiais nos EUA em 2014, com o nome "Shrimp House" (na tradução, Casa do Camarão).

Divulgação

A Kibon, hoje pertencente à Unilever, tem 23 nomes em mais de 40 países. Kibon vigora no Brasil e na Argentina. A marca se chama Algida, Ola ou Frigo em países europeus, Good Humor nos EUA, Wall's no Reino Unido, China e Paquistão, etc.

Divulgação

A empresa Heartbrands foi criada em 1998 para unir e internacionalizar os sorvetes da Unilever. A Kibon fabrica sorvetes que estão entre os mais populares do mundo.

Divulgação