Celebridades e TV

Pra quem não viu: Ator que interpretou Drácula foi enterrado como vampiro

Flipar relembra fato curioso que envolve a morte do ator Bela Lugosi


Flipar

O Conde Drácula é, certamente, um dos personagens mais icônicos da história da literatura e, posteriormente, do cinema de horror.

Mehmet A. por Pixabay

Talvez o primeiro ator que tenha ficado eternamente marcado por viver o vampirão nas telonas foi o húngaro Bela Lugosi.

Reprodução / Drácula

A tradicional capa, a gola levantada e os maneirismos hoje amplamente encravados na cultura popular, tudo isso foi imortalizado pelo ator, ainda no início dos anos 30.

reprodução drácula

Ao longo de 50 anos de carreira, Lugosi interpretou vampiros em quatro oportunidades, sendo apenas duas como Conde Drácula. Parece pouco, mas foi o suficiente para torná-lo referência para sempre.

Divulgação Universal Pictures

Personagem e ator ficaram tão próximos que Lugosi foi enterrado com a mesma capa que usou nos filmes ao viver o vilão.

reprodução drácula

O pedido do ator, para ser enterrado como Drácula, até hoje é comentado. E passou a ganhar as modernas redes sociais, que na época, claro, não existiam.

foto:

Max Schrek: O primeiro personagem vampiro que inspirou o Conde Drácula nos cinemas surgiu em 1922. Tratava-se de Conde Orlok, do filme "Nosferatu", dirigido por FW Murnau.

Divulgação Prana Film

O ator Max Schrek interpretou o papel e sua atuação sombria e aterrorizante trouxe uma nova imagem para o personagem. Para evitar violação de direitos autorais, o filme fez alterações nos nomes e detalhes do livro original.

reprodução Nosferatu

Apesar das mudanças, a família de Bram Stoker -- detendora dos direitos do personagem -- entrou com um processo e ganhou, resultando na destruição de todas as cópias do filme. Mesmo assim, algumas cópias sobreviveram e "Nosferatu" tornou-se um dos filmes mais influentes da história do cinema.

reprodução nosferatu

Christopher Lee: Juntamente com Bela Lugosi, Christopher Lee talvez seja outro dos atores mais marcados por ter vivido o Conde Drácula. Ele usou a capa do vampiro mais vezes do que qualquer outro, tendo encarnado o papel em quase 10 filmes, entre 1958 e 1976.

reprodução

Curiosamente, a última vez que Lee interpretou o Conde Drácula foi em um filme francês de terror cômico intitulado "Drácula: Pai e Filho", em 1976. Nesse filme, Lee interpreta um Drácula com um filho inútil que se recusa a seguir seus passos.

reprodução Drácula: Pai e Filho

Morgan Freeman: Essa eu duvido que você sabia. Entre 1971 e 1977, Morgan Freeman, então um ator desconhecido, interpretou uma versão cômica do Drácula em uma série infantil de televisão chamada "The Electric Company".

reprodução youtube

O programa foi concebido para crianças de 5 a 9 anos e contou com diversas seções que ensinavam desde experimentos científicos até como dançar diferentes tipos de música.

reprodução youtube

Frank Langella: Logo após a saída de Christopher Lee do papel de Drácula, ele foi substituído por Frank Langella em 1979, no filme homônimo.

reprodução drácula

O filme foi relativamente bem-sucedido, recebendo alguns prêmios e abrindo portas para Langella em sua carreira, permitindo que ele emplacasse diversos outros trabalhos no futuro.

reprodução drácula

Gary Oldman: Desde a interpretação marcante de Bela Lugosi, muitos atores que assumiram o papel de Drácula retrataram o lado elegante e sedutor do personagem.

Reprodução / Drácula de Bram Stoker

Porém, o ator que mais se destacou nessa vertente foi, sem dúvida, Gary Oldman no filme "Drácula", de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola.

reprodução drácula de bram stoker

O enredo do filme se concentra em um romance eterno entre Drácula e Mina Harker, que não tem relação com o romance original. Os efeitos de maquiagem foram considerados um marco para a época.

reprodução drácula de bram stoker

O filme foi um sucesso de crítica e público e trouxe o personagem de volta à moda depois de um longo período sem destaque. A interpretação de Oldman é inesquecível!

reprodução drácula de bram stoker

Luke Evans: O ator Luke Evans foi um dos últimos a assumir o papel relacionado ao personagem, mas não exatamente como o Conde Drácula. Em vez disso, ele interpretou Vlad Tepes, também conhecido como o Empalador, um príncipe histórico da Valáquia com quem o vampiro foi associado.

reprodução drácula: a história nunca contada

Embora o filme tente contar as origens de Vlad e como ele se tornou um vampiro, a trama acaba ficando um tanto confusa. Parece que o personagem do Drácula foi colocado em um caixão cinematográfico por um tempo após esse filme.

reprodução drácula: a história nunca contada

Na televisão, o Conde Drácula também teve seus momentos de glória. Desde a série britânica "Jovem Drácula" com 5 temporadas até a aparição em "Buffy - A Caça Vampiros", interpretado por Rudolf Martin.

reprodução buffy: a caça-vampiros

Dois exemplos mais recentes incluem Jonathan Rhys Meyers na série "Drácula" de 2013, produzida pela NBC, e Claes Kasper Bang (foto), o ator dinamarquês que interpretou o conde na minissérie homônima de 2020, produzida em parceria entre a BBC e a Netflix.

reprodução drácula

Aliás, o próximo Drácula dos cinemas já tem nome: será Nicolas Cage! Na trama, que promete ser um misto de terror com comédia, o vampiro Renfield (Nicholas Hoult) cansou de servir o vampirão e fará de tudo para se ver livre do chefe.

divulgação renfield

A direção é de Chris McKay (de LEGO Batman: O Filme). Também estão no elenco Awkwafina (foto), Ben Schwartz e Adrian Martinez. O filme estreia dia 27 de abril nos cinemas do Brasil.

divulgação renfield