Corpo do ator foi encontrado enterrado dentro de um baú
A Justiça aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra os acusados de matar o ator Jeff Machado (foto). A prisão preventiva foi decretada, embora eles já estejam na cadeia. Com isso, devem permanecer atrás das grades por tempo indeterminado. decreta prisão preventiva
Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva Braga foram denunciados pelo MP pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, estelionato e crimes patrimoniais.
Após ser preso, non dia 2/6, o garoto de programa Jeander Vinícius da Silva Braga, 29, deu detalhes sobre o crime.
As investigações mostraram que Jeff Machado chegou a dar até dinheiro de sua herança pela morte do avô ao produtor de TV Bruno Rodrigues, supostamente para obter um papel em novela.
O produtor chegou a aconselhar Jeff a vender a própria casa, em Guaratiba, na zona oeste do Rio, para investir o dinheiro na carreira profissional.
Jeander disse que Jeff estava contente porque Bruno disse ter conseguido um papel em novela para ele. Segundo Jeander, Bruno fingia falar com um contato pelo telefone e pedia senhas e documentos de Jeff para suposto contrato.
O rapaz disse à Polícia Civil, ainda, que Bruno botou um entorpecente na bebida que deu ao ator e depois o estrangulou.
Bruno foi preso no dia 15 de junho. Foi ele quem tinha registrado o desaparecimento de Jeff na polícia, fingindo preocupação ao longo do depoimento.
Após aval do Ministério Público, os dois tiveram a prisão decretada inicialmente na quinta-feira (1/6), pelo Tribunal de Justiça do RJ.
O corpo do ator foi encontrado dentro de um baú, enterrado e concretado a 2 metros de profundidade, nos fundos de uma casa em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.
A polícia notou várias contradições nos depoimentos dados pelos dois suspeitos. Em uma delas, Bruno disse que filmou um ato sexual envolvendo Jeff, Jeander e um terceiro homem chamado Marcelo, enquanto Jeander alegou que não participou da ação.
Bruno relatou que o corpo de Jeff só foi colocado no baú depois que todos desceram as escadas o ato sexual aconteceu no 2º andar. Já Jeander afirmou que eles botaram o ator no baú enquanto ainda estavam todos na parte de cima da casa.
Para a polícia ficou claro que Bruno queria incriminar o tal Marcelo que, na verdade, nunca existiu.
A polícia já estava convicta de que Bruno, na verdade, é que tinha executado o assassinato. Jeander confirmou essa suspeita e ainda revelou que Bruno comentou que já matou outras vítimas.
Bruno de Souza Rodrigues é produtor de TV e, segundo a família de Jeff, estava de posse dos cartões de banco, as chaves do carro e da casa do ator, que estaria temporariamente em São Paulo.
Bruno trabalhou na Globo até 2018, quando foi demitido. A emissora emitiu uma nota afirmando ter dado as justificativas do desligamento para a polícia.
Segundo os investigadores, Bruno tentou vender a casa e o carro do ator após o assassinato.
O imóvel de dois andares fica em Guaratiba e foi anunciado por R$ 280 mil. Segundo o Disque-denúncia, o anúncio foi colocado como urgente e teria até baixado o valor para R$ 250 mil.
Já o carro, um Renault Duster branco, foi anunciado para venda no dia 2 de fevereiro, dez dias depois do assassinato, de acordo com a investigação. Todos os contatos referentes às vendas foram feitos por Bruno.
Nascido em Santa Catarina, Jefferson Machado tinha 44 anos e estava desaparecido desde 27 de janeiro de 2023.
Jeff saiu da cidade-natal em 1997 e foi viver no Rio e em São Paulo, onde se profissionalizou, estudou atuação, direito e comunicação social.
Em 2008, o ator mudou-se para Florianópolis, onde trabalhou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo e vitrinista em campanhas, eventos e desfiles de moda.
Em 2014, Jeff voltou a morar no Rio para atuar na novela Reis, da Record TV, na qual interpretou um soldado filisteu.
Jeff também era conhecido por seu amor pelos cães da raça setter. Ele tinha oito deles, todos com nomes de cantores brasileiros famosos: Tim Maia, Nando Reis, Elis Regina, Cazuza, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Rita Lee e Caetano Veloso.
Foi por conta dos cachorros que a família se deu conta do desaparecimento do ator. Eles foram encontrados abandonados na casa. Dois animais morreram.
Outra suspeita da família surgiu quando a mãe de Jeff desconfiou que alguém estava tentando se passar por ele, já que ela pedia para fazer chamadas de vídeo e a pessoa sempre dizia que não podia.