Objetivo é concluir o trabalho em 2028 e atrair turistas para visitar essa rara embarcação histórica
Arqueólogos estão remontando um navio do século 15 no País de Gales, no Reino Unido. Essa remontagem está sendo chamada de "O maior quebra-cabeça 3D do mundo" . O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
O navio foi encontrado em 2002, durante as escavações para a construção de um teatro.
Depois de 20 anos de restauração, chegou o momento de juntar as peças. São 2,5 mil ao todo, de 30m de comprimento e 25 toneladas.
A embarcação estava às margens do Rio Usk (foto), com mil artefatos medieviais.
A embarcação medieval passou a ser chamada de Navio de Newport por causa do nome da cidade onde foi encontrada.
Newport fica no sul do País de Gales, à margem do rio Usk, entre as cidades de Cardiff e Bristol. Tem 140 mil habitantes.
Cerca de 8 milhões de libras (cerca de R$ 50 milhões) já foram gastos para preservar e restaurar as vigas.
A secagem da madeira das vigas por congelamento foi feita no Museu Mary Rose, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.
Historiadores apontam a importância do Navio de Newport : será o único do século 15 em exposição no mundo.
Eles destacam que o navio com seus componentes pode informar sobre a vida dos anos 1400: "É como uma cápsula do tempo", dizem.
Era uma época em que navegadores começavam a partir da Bretanha (França), Espanha, Portugal, Devon e Cornualha (estas últimas na Inglaterra) em navios mais fortes.
Essas navegações com embarcações mais estruturadas permitiriam mais adiante o cruzamento do Oceano Atlântico (foto) e do Índico.
Atualmente, o Mary Rose, que deu nome ao museu em Portsmouth, é o mais importante do Reino Unido.
Construído entre 1509 e 1511, foi um dos primeiros navios de guerra, projetado para disparar artilharia. Descoberto em 1965, foi trazido à superfície em 1982, restaurado e seu casco está exposto no Museu Mary Rose.
Outro navio importante, mas do século 17 e fora do Reino Unido, é o Vasa. Este navio sueco de guerra foi construído entre 1626 e 1628.
Ele afundou logo após a viagem inaugural, em 1628. O navio foi recuperado em 1961, quase intacto, e foi restaurado. Hoje é atração do Museu do Vasa, em Estocolmo.
Em fevereiro de 2022, o Museu Marítimo Nacional Australiano confirmou que um naufrágio encontrado perto de Rhode Island, nos Estados Unidos, foi confirmado como o mitológico nacional Endeavour, do famoso capitão James Cook. Na foto, uma réplica.
James Cook foi um capitão navegador que mapeou a Nova Zelândia. Ele fez 3 expedições ao Pacífico. Morreu em 1779 ao entrar em conflito com nativos do Havaí.
O interior do navio Endeavour pode ser visto de forma interativa através do site do Museu Marítimo Nacional Australiano.
Agora, espera-se que o Navio de Newport seja remontado e se torne mais uma atração histórica Ele tinha 30m de comprimento, pesava 400 toneladas e acredita-se que estava reabastecendo num cais do rio Usk em 1469 quando o ancoradouro quebrou e o navio afundou.
O objetivo também é turístico. Espera-se que o Navio de Newport atraia 150 mil visitantes por ano ao País de Gales. A meta é concluir os trabalhos até 2028 para colocá-lo em exposição.