Estilo de Vida

Reino Unido abre portas e facilita visto para profissionais estrangeiros

Benefício se destina a trabalhadores de segmentos que estão com escassez de mão-de-obra britânica


Flipar

O Reino Unido está facilitando a imigração de profissionais de determinados segmentos, para suprir a carência de mão-de-obra.

PIXABAY

Para isso, foram implantadas mudanças nas regras de visto, com o objetivo de atrair imigrantes que queiram trabalhar na Inglaterra.

IMAGEM DE STOCKSNAP POR PIXABAY

O Ministério do Interior britânico confirmou a facilitação das regras de visto para pedreiros, carpinteiros e profissionais do setor pesqueiro, além de algumas ocupações no meio agrícola.

Pexels por PIXABAY

Assim, esses profissionais podem solicitar um visto de trabalhador qualificado, desde que, ao mesmo tempo, cumpram algumas exigências básicas.

Imagem de David Mark por Pixabay

Para pedir o visto, além de saber falar inglês, é necessário que o profissional já tenha uma oferta de trabalho de um empregador no Reino Unido.

Imagem de nnqooh por Pixabay

Para se ter uma ideia da facilitação, os estrangeiros, em geral, precisam ter um salário mínimo de 26,2 mil libras (R$ 165 mil) para solicitar um visto de trabalhador qualificado. No entanto, para profissionais na lista de escassez, essa exigência se reduz para 20,96 mil libras (R$ 132 mil).

Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

A medida irritou parlamentares conservadores que se comprometeram a reduzir o número de imigrantes no país e que temem a chegada de muitos estrangeiros.

Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), órgão similar ao nosso IBGE, o país recebeu mais de 606 mil imigrantes em 2022.

IMAGEM DE STOCKSNAP POR PIXABAY

O parlamentar conservador Marco Longhi criticou o anúncio do governo: "O vício deste país na imigração como uma solução para tudo precisa parar", disse.

Richard Townshend WIKIMEDIA COMMONS

No mês de maio, em um discurso, a secretária do Interior, Suella Braverman, fez um apelo às empresas do Reino Unido para que priorizassem o investimento em treinamento de cidadãos britânicos em ocupações com escassez de mão de obra, em vez de focar nos estrangeiros.

Simon Dawson FlickR wikimedia commons

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, expressou preocupação com a alta migração para o país, após a ocorrência de níveis recordes da chamada migração líquida (diferença entre os migrantes que chegam e saem) em 2022.

: Governo do Reino Unido/Divulgação)

Com taxas de visto mais baixas e requisitos salariais flexíveis, essa política pode tornar o processo de imigração mais acessível para profissionais brasileiros que tenham a qualificação exigida.

Imagem de ASSY por Pixabay

O Reino Unido é conhecido por sua qualidade de vida e segurança, sendo um dos lugares mais desejados por quem quer morar no exterior.

Imagem de Kai Pilger por Pixabay

Segundo dados de 2020 do Itamaraty, o Reino Unido está entre os cinco países com mais brasileiros, com 220 mil imigrantes oficiais, que não consideram aqueles que estão ilegalmente.

AC Moraes wikimedia commons

No entanto, é importante acompanhar as atualizações e revisões da lista de ocupações com escassez de mão de obra, bem como entender os requisitos específicos e as políticas de imigração vigentes no momento da solicitação do visto.

Imagem de tigerlily713 por Pixabay

A cada seis meses, o Migration Advisory Committee (MAC), órgão consultivo em assuntos de migração do governo britânico, realiza revisões da lista de ocupações com escassez de mão de obra. A próxima revisão está programada para setembro de 2023.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay