Ela estava no primeiro dia de trabalho
Renata Ferreira Lopes, de 24 anos, morreu eletrocutada ao lavar a calçada de uma casa com uma máquina de alta pressão. Ela estava no primeiro dia de serviço como diarista no local.
Os peritos informaram que havia sinais de lesões de eletrocução no corpo e verifica-se se uma extensão com fita isolante pode ter tifo contato com a água.
De qualquer forma, aparelhos que puxam muita energia nem devem ser usados com extensão, pois há risco de curto circuito. Assim o FLIPAR separou algumas informações sobre extensões
Alguns eletrodomésticos têm grande potência e são usados com frequência nas casas. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de ligá-los na tomada.
Vale destacar que existem extensões e filtros de linha. E esses dispositivos são diferentes. Ambos multiplicam o número de tomadas. Mas a principal diferença é que as extensões não protegem seus aparelhos contra uma eventual sobrecarga de energia elétrica.
Já os filtros de linha são equipados com chave disjuntora ou fusíveis, que servem para proteger os aparelhos. Assim, o corte de energia é feito antes que a sobrecarga danifique os eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos. A chave disjuntora é um botão on/off que corta a energia, se necessário. Já os fusíveis retêm a sobrecarga de eletricidade
Os filtros de linha, geralmente, suportam entre 1.500 e 2.500 watts. Por isso, não se deve ligar aparelhos de grande potência.
Veja alguns aparelhos que nunca devem ser ligados em extensão e nem mesmo em filtro de linha.
GELADEIRA - Com potência que varia de 100 a 800 watts, a geladeira precisa manter um fluxo contínuo de energia que sustenta a temperatura interna.
Usar extensão é arriscado neste caso. Além disso, poderia causar interferência eletromagnética em outros dispositivos conectados.
MICROONDAS - Com potência entre 600 a 1.500 watts, o aparelho supera a capacidade dos filtros de linha.
Além do risco de incêndio, haveria interferência em outros equipamentos conectados.
AR CONDICIONADO PORTÁTIL - Tem sido cada vez mais usado para refrigerar ambientes sem instalação fixa. Mas possui alta corrente elétrica.
A recomendação, inclusive, é que o aparelho de ar condicionado portátil tenha tomadas exclusivas para ele.
MÁQUINA DE LAVAR -Tem potência de cerca de 1.400 watts. Muito forte.
Não se deve ligar em filtro de linha sob risco de sobrecarregar o sistema com a soma das correntes elétricas
LIQUIDIFICADOR- Apesar do tamanho pequeno, esse aparelho tem potência que chega a 1.500 watts, semelhante à de uma máquina de lavar.
Por isso, uma ligação do liquidificador em filtro de linha representa elevado risco de curto-circuito, capaz de ocasionar incêndio.
ASPIRADOR DE PÓ - A potência pode chegar a 2.000 watts. Tanto os maiores com rodinhas como os pequenos, portáteis, são muito poderosos. Nada de extensão ou filtro de linha neles.
CAFETEIRA, TORRADEIRA E AIRFRYER - Mesma situação do liquidificador. Puxam muita energia para o preparo dos alimentos e, por isso, não devem ser colocados em extensões.
SECADOR DE CABELO E CHAPINHA - Mais um item, desta vez na área de estética, que atraem bastante carga elétrica e não devem ser ligados em extensão ou filtro de linha
Mesmo que individualmente se tenha certeza de que um deles é suportado, há risco de acabar juntando outro e a soma exceder a carga máxima
Então, para ligar mais de um aparelho em uma só tomada com uso de extensão, é preciso saber a capacidade da extensão ou do filtro de linha e a energia que é consumida pelos aparelhos. Geralmente, laptops, computadores e celulares.
As extensões elétricas comuns podem ser utilizadas em tensões de até 250V~. Ou seja: você pode usar a extensão em tomadas 220V ou 127V