Depois de muita provocação e mídia, parece que a luta do século entre Elon Musk e Mark Zuckerberg vai ter que ser adiada.
Isso porque o dono do X (antigo Twitter) revelou que talvez precise passar por exames médicos e talvez até por uma cirurgia no pescoço antes de encarar a luta.
Depois de ambos os ricaços terem desafiado um ao outro para uma briga física há mais de um mês, as trocas de farpas em público não param.
No último domingo (06/08), Musk postou no X que o embate seria transmitido ao vivo na plataforma e que todo o lucro obtido seria revertido para a caridade de veteranos de guerra.
No Threads, Zuckerberg não perdeu a chance de cutucar o rival bilionário: Não deveríamos usar uma plataforma mais confiável que possa realmente arrecadar dinheiro para caridade?, ironizou.
O CEO da Meta chegou a sugerir que a luta fosse no dia 26 de agosto, mas não obteve nenhuma resposta da equipe de Musk.
Ao mesmo tempo, Musk provocou dizendo que não tem tempo de ir à academia e que está levantando peso durante o trabalho.
Tudo começou em junho, quando Musk teve a ideia da luta depois de responder a um tweet sobre a Meta, empresa de Zuckerberg.
Naquele mês, a Meta estava prestes a lançar o "Threads", nova rede social que viria para competir diretamente com o Twitter.
Na ocasião, Musk mencionou como o mundo parecia estar completamente dominado por Zuckerberg.
Quando um usuário comentou sobre as habilidades de jiu-jitsu do concorrente, Musk respondeu dizendo que se o oponente quisesse, ele estaria preparado para um confronto.
Duas semanas depois, o chefão do UFC, Dana White, mencionou que estava fazendo planos para tirar a briga do papel, ou melhor, das redes.
Ele disse em uma entrevista ao canal "TSN Sports": "Já tenho uma data em mente e vou divulgar quando estivermos preparados. Não será no UFC 300."
Tudo indica que a luta seria o chamado cage match, modalidade em que os lutadores ficam enjaulados dentro de uma gaiola de aço.
A princípio, Zuckerberg sugeriu que a luta fosse no "Vegas Octagon", palco tradicional em Las Vegas.
No entanto, começaram a circular rumores de que a luta poderia acontecer no Coliseu, em Roma, considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
O Coliseu foi construído a mando do imperador Vespasiano, da dinastia Flaviana, entre 70 e 80 d.C. e era usado para jogos públicos, como lutas de gladiadores, caçadas de animais selvagens, execuções e batalhas navais simuladas.
De acordo com o "TMZ Sports", alguém do governo da Itália teria entrado em contato com Zuckerberg e sugerido que o evento fosse realizado no Coliseu. Isso atraiu o interesse de ambos os magnatas.
A ideia da luta tem gerado um burburinho enorme entre os internautas, principalmente depois que Zuckerberg apareceu treinando jiu-jitsu com dois campeões do MMA, Israel Adesanya e Alexander Volkanovski.
Nascido em White Plains, Nova York, Mark Zuckerberg é conhecido por co-fundar a rede social Facebook e sua empresa-mãe Meta Platforms, da qual é presidente, diretor executivo e acionista controlador.
Ele estudou na Phillips Exeter Academy e depois na Universidade de Harvard, onde criou o Facebook, em 2004. A plataforma rapidamente se tornou a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos.
Zuckerberg foi nomeado a Pessoa do Ano pela revista Time em 2010. Ele também foi incluído na lista dos 100 maiores bilionários do mundo da revista Forbes, com um patrimônio líquido estimado em mais de US$ 100 bilhões.
A Meta hoje também é dona do Instagram, do WhatsApp e do Threads.
Elon Musk é fundador, presidente e CEO das empresas SpaceX e Tesla Motors, Inc., cofundador da Neuralink e OpenAI, e presidente da The Boring Company.
Natural de Pretória, África do Sul, Musk se mudou para o Canadá quando tinha 17 anos e depois para os Estados Unidos para estudar física na Universidade de Pennsylvania. Lá, ele também se formou em economia, em 1997.
Atualmente, Musk é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido estimado em US$ 219 bilhões (dados de 2022).