O comediante Carlos Alberto de Nóbrega foi alvo de críticas por conta de uma declaração em relação à escolaridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no início de agosto, o protagonista do programa "A praça é nossa" criticou o fato de Lula não ter nenhum diploma.
O que o senhor explica de um presidente da República, no dia que recebe o diploma de presidente, chora e diz que foi o primeiro diploma que recebeu na vida? Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa, ser presidente da República?", questionou o ator.
Ainda no Roda Viva, Nóbrega fez outras críticas ao atual presidente, mas ressaltou que brinca com Lula sem buscar a ofensa. "Quando o Lula trouxe o Maduro e colocaram um tapete vermelho para ele, na mesma semana coloquei no "A Praça" (programa A Praça É Nossa), contou.
Questionado durante o programa sobre o que perguntaria a Lula caso participasse de seu podcast, o humorista disse que gostaria de saber como um presidente da República, ao receber o diploma do cargo, chora e diz que é o primeiro diploma da sua vida.
Sem citar diretamente Nóbrega, Lula falou sobre o campo da educação e comparou o Brasil com a Argentina em uma postagem no Twitter; ele ainda reafirmou o compromisso da atual gestão com a pauta.
"Em 1918, a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer a sua primeira universidade", escreveu o presidente na rede social.
"Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o 'Zé' (José de) Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência de que nenhum país se desenvolve sem antes investir em educação", disse em referência também aos seus governos anteriores.
Em meio à polêmica, Nóbrega se retratou dias depois em entrevista no portal "Splash": "Talvez tenha sido infeliz na maneira de falar".
"O que eu quis dizer, quando eu disse 'como é que ele se sentia naquele momento (de receber o diploma de presidente) é que eu acho que é a primeira vez na história da civilização que uma pessoa tem um trajeto tão vitorioso como Lula teve, sem ter um alicerce. Isso é a minha opinião. Ele não teve o diploma, mas ele teve a vivência, ele é um homem que viveu, veio do zero", disse o humorista.
Na mesma entrevista, ele reafirma que não é petista e tampouco bolsonarista. Porém, admitiu que votou no ex-presidente na eleição de 2022.
"Votei em Bolsonaro, é uma opção minha. Agora, não concordo com muitas coisas que Bolsonaro falou e fez, mas eu só sou grato a ele pela homenagem que ele fez a mim, que foi na Câmara, e ele atravessou do Palácio até lá a pé para me cumprimentar", recordou.
O humorista nasceu em Niterói, região metropolitana do Rio, em março de 1936. Além de comediante, apresentador, roteirista, produtor, Nóbrega é formado em direito, mas nunca exerceu a profissão.
Ele é filho de Manoel de Nóbrega, radialista, empresário e humorista influente na sua época.
Outros programas que estiveram na sua trajetória foram Escolinha do Golias e Praça da Alegria. Ele também trabalhou com Jô Soares e escreveu para Os Trapalhões na TV Tupi. Passou, portanto, por TV Record, Rede Globo e Bandeirantes.
Foi no SBT, porém, que o humorista fincou raízes. Desde a década de 1980 está no comando da A Praça é Nossa, um dos programas mais duradouros da TV brasileira.