Veganismo com saúde requer acompanhamento
A influenciadora vegana Zhanna Samsonova morreu aos 39 anos, na Malásia. Segundo parentes e amigos, ela foi vítima de uma dieta extrema que prejudicou sua saúde.
Durante 4 anos, Zhanna limitou sua dieta a alimentos crus: frutas, brotos de sementes de girassol, sucos e smoothies.
Nas redes sociais, muitas pessoas alertaram para o risco de seguir o veganismo sem orientação médica e nutricional. É possível ser vegano e manter a saúde, mas com acompanhamento adequado.
O veganismo é uma prática envolta em polêmica. Enquanto alguns defendem que o consumo de carne é cruel, outros sustentam que a proteína animal é necessária à saúde.
Muitos confundem veganos com vegetarianos estritos (aqueles que não comem nem mesmo derivados de animais, como ovos e laticínios). Em relação à comida, eles são mesmo iguais: só se alimentam de produtos de origem vegetal
A diferença é que os veganos não usam artigos de origem animal. Não vestem roupas de couro, por exemplo. E não aceitam nada produzido a partir de testes com animais, como certos tipos de maquiagem.
Veja agora pessoas famosas que desistiram de ser veganas.
Cillian Murphy - O ator, protagonista de "Oppenheimer" no cinema, foi vegano por 15 anos. Ele contou que tinha medo de pegar a doença da vaca louca.
Mas, quando foi chamado para fazer a série "Peaky Blinders", ele recebeu um pedido: ficar mais corpulento. E decidiu voltar a comer carne.
Liam Hemsworth - O ator australiano disse que precisou até fazer cirurgia contra pedra nos rins por causa do excesso de oxalato, devido à dieta vegana iniciada em 2016. "Fiquei com excesso dessa substância dos vegetais", disse. Em 2020, desistiu do veganismo.
Waka Flocka Flame - O rapper disse que os veganistas agem "como a polícia". Ele também achou exagero que as pessoas não possam comer mel porque o produto provém das abelhas. Disse que prefere ser "um consumidor consciente".
Miley Cyrus - A cantora surpreendeu quando anunciou que estava abandonando o veganismo. Ela disse que se sentia desnutrida e melhorou muito após introduzir peixe na alimentação.
Samuel L. Jackson - O ator passou a ser vegano em 2013 e perdeu 18 kg. Mas, em 2015, precisou ganhar peso (9 kg) para o filme "A Lenda de Tarzan". Aí voltou a comer de tudo.
Anne Hathaway - A atriz cumpria a dieta vegana com rigor e era uma referência no ramo. Mas ao filmar "Interestelar", entrando na água com roupa pesada de astronauta, Anne se sentiu fraca e começou a consumir peixe. Anne declarou que se sentiu melhor com a mudança.
Só que, em março de 2022, ela retomou o veganismo para interpretar a empresária vegana Rebekah Neumann, na série "WeCrashed". Instável.
Anitta - A cantora se dizia vegana e mantinha a forma com a dieta vegetal. Mas a evolução da carreira, com sucessão de shows desgastantes, dificultou esse controle rígido. E um churrasco em família foi muito tentador......
Bob Harper - O apresentador do "The Biggest Loser" é outro que critica o que ele considera radicalismo de veganistas. Ele passou a comer peixe, por recomendação médica, após sofrer um ataque cardíaco. E passou a enfrentar comentários de ódio de veganos.
Carrie Underwood - A cantora country deixou de ser vegana quando ficou grávida. Para ampliar o leque de nutrientes.
Ellen deGeneres - A apresentadora chegou a ser referência para a PETA, organização defensora dos animais, e era uma das maiores adeptas do veganismo. Mas causou furor ao divulgar a marca de cosméticos CoverGirl, acusada de fazer testes com animais. E ainda lançou uma linha de sapatos de couro. Adeus, veganismo.
Natalie Portman - A atriz deixou a dieta vegetal quando engravidou. Natalie chegou a participar do documentário "Eating Animals", contra o consumo de carne. Apesar da suspensão do veganismo na gravidez, Natalie disse que, depois do parto, voltaria ao consumo exclusivo de vegetais, abrindo mão de proteína animal.
Alex Jamieson - A chef do programa "Supersize Me", defensora do veganismo desde o ano 2000, desistiu da dieta em 2013, quando passou a desejar carne.
Fleur East - A cantora britânica, participante do reality show "I'm a celebrity, Get Me Out Of Here", disse que era vegana, mas foi flagrada comendo prato à base de canguru e resolveu abrir o jogo. Veganismo, não.
Gisele Bündchen - A supermodelo internacional costuma entrar na lista dos veganos. E sua forma física pode ser até um atrativo para a prática Mas Gisele não esconde sua tentação por pães de queijo. E derivado de leite não poderia....
Derek Hough - O bailarino, celebridade de reality show, polemizou ao dizer que não era difícil ser vegano numa cidade como Los Angeles. Mas desistiu da dieta em seis semanas, causando grande repercussão