A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), prepara o lançamento de veículo que promete transformar a mobilidade aérea urbana. O Flipar mostrou e republica para quem não viu.
A sigla eVTOL (em inglês) refere-se a veículos elétricos de decolagem e pouso vertical
Chamado de carro ou táxi elétrico, o modelo de eVTOL da Embraer não emite poluentes e terá baixo custo
O eVTOL é silencioso, com ruídos até 90% inferiores aos de helicópteros
O projeto da aeronave, que será construída em parceria com a Blade Air Mobility, foi apresentado na 54º Paris Air Show
A Paris Air Show, na França, é a maior feira de aviação do mundo
Pelo planejamento da Embraer, haverá um estudo de rotas na Europa que tornem esse modelo de aviação sustentável
A Embraer informou que esse trabalho de aplicações práticas será feito pela Blade, empresa de tecnologia em mobilidade urbana que está sediada em Nova York
A intenção é popularizar a aviação elétrica a partir da criação de infraestrutura para expansão desse negócio
Andre Stein, co-CEO da Eve Air Mobility, declarou que a meta é tornar "as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente"
O projeto prevê que o primeiro modelo de eVTOL comece a ser montado já no segundo semestre de 2023
Pelo cronograma, serão realizados testes de voo no transcorrer de 2024 para que as operações comerciais aconteçam a partir de 2026
As empresas envolvidas no desenvolvimento do eVTOL firmaram parceria em 2022 para fornecer 200 exemplares à Índia
Os acordos preveem também o fornecimento de 60 veículos anualmente para circular nos Estados Unidos
A Embraer celebrou acordo com a japonesa Nidec Corporation para o desenvolvimento dos motores elétricos
No fim de 2022, o BNDES informou a liberação de financiamento de R$ 490 milhões para a primeira fase de desenvolvimento dessas aeronaves
Em março de 2022, a Eve projetou entregar 340 eVTOLs em 2027 por US$ 3 milhões a unidade (R$ 14,3 milhões na cotação atual)
Segundo o comunicado do banco, os primeiros protótipos do eVTOL terão capacidade para transportar quatro passageiros e mais o piloto
A autonomia de voo dos primeiros modelos é de 100 quilômetros
Em comunicado à imprensa, a Eve salientou que para implantar esses veículos na Europa será necessário contar com aprovações e certificados regulatórios