Estilo de Vida

Herdeira da Disney presa por bloquear aeroporto é ativista climática

Rdelembre: Junto com outros ativistas, Abigail Disney protestou contra jatinhos


Flipar

A prisão de Abigail Disney, no dia 14/7, causou repercussão internacional. Afinal, ela é sobrinha-neta de Walt Disney. Abigail foi presa em Wainscott, nos EUA, por participar de um protesto. O FLIPAR mostrou na ocasião e relembra o caso.

Reprodução redes sociais

A manifestação foi no aeroporto de East Hampton, que fica perto de vários condomínios de mansões de luxo no estado de Nova York.

USGS wikimedia commons

Abigail se uniu a outros ativistas que defendem o meio ambiente em uma ação contra o uso de jatinhos privados. Com isso, causou o fechamento do acesso do terminal de East Hampton.

Reprodução Redes Sociais

Os ativistas que estavam com a herdeira de Walt Disney fazem parte dos movimentos New York Communities for Change, Planet Over Profit e Sunrise Movement NYC.

Reprodução Redes Sociais

A manifestação era contra problemas climáticos causados por combustíveis fósseis. E o alvo era o que chamaram de "férias exclusivas de investidores em combustíveis fósseis e poluidores que promovem a crise do clima".

Reprodução Redes Sociais

Em comunicado divulgado pela Disney, Abigail admitiu ser "difícil abrir mão de um luxo especial", mas ressaltou também que "já passou o tempo de emitir gases de efeito estufa como este apenas para nosso conforto pessoal".

U.S. Institute of Peace/Wikimedia Commons

Na nota, a sobrinha-neta de Walt Disney afirmou que a temperatura média do Planeta Terra tem atingido níveis históricos, para além da seca e das ondas de calor que causaram mortes e inundações pelo país e na Europa.

Reprodução Redes Sociais

Na ação que fechou o aeroporto, Abigail e os demais manifestantes sentaram-se com os braços presos por tubos em frente ao ponto de pousos e decolagens para jatos privados, em especial para a elite dos Hamptons, e só foram soltos com agentes de segurança serrando os tubos.

Reprodução Redes Sociais

Walt Disney criou uma das marcas mais valiosas do mundo no século XX, de acordo com a "Brand Finance". Mas, antes de ser um empresário bilionário, trabalhou como animador, cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e dublador.

Fisher, Alan/Wikimedia Commons

Antes da "Walt Disney Company", o então jovem empreendedor teve algumas decepções financeiras. A primeira foi que a empresa "Iwerks Disney" durou apenas um mês.

Boy Scouts of America/Wikimedia Commons

Em Hollywood, Walt Disney conheceu Charles Chaplin e começou a entrar mais profundamente no meio do cinema e na produção de filmes, criando, junto de seu irmão, a empresa "Disney Brothers Cartoon Studio"

NASA/Wikimedia Commons

Mais tarde, em 1925, já com experiência na produção e criação de curtas metragens e com receio de o irmão mais velho levar os créditos por suas iniciativas, rebatizou a empresa para "Walt Disney Studios".

Myrna Litt/Wikimedia Commons

Em 1928, após uma série de novas decepções e reviravoltas empresariais, Walt Disney lançou o primeiro "Mickey Mouse", em um curta metragem.

w:RIA Novosti/Wikimedia Commons

Rapidamente, o ratinho se tornou uma febre nos EUA e, em 1932, a "Walt Disney Studios" conquistou o primeiro Oscar, com o filme "Flowers and Trees".

wood26/Wikimedia Commons

A década de 1930 ficou conhecida como a "Era de Ouro" do estúdio, que teve ainda o fenômeno "Branca de Neve e os Sete Anões", além de "Pinóquio", "Dumbo" e "Bambi".

Walt Disney/Wikimedia Commons

E, em julho de 1955, o empresário sonhador inaugurou a primeira Disneyland, na Califórnia.

CrispyCream27/Wikimedia Commons

O "Walt Disney World" - um complexo de parques de diversão em Orlando, na Flórida - não demorou a se tornar realidade, concretizando o império da animação de Walt Disney, em 1971.

Public domain/Wikimedia Commons

O criador de "Mickey Mouse", entretanto, não chegou a ver seu sonho virar realidade, já que faleceu de câncer no pulmão, em 1966.

Harris & Ewing/Wikimedia Commons