Aos 22 anos de idade, a atriz Larissa Manoela anunciou que vai abrir mão de todo o patrimônio que acumulou (cerca de R$18 milhões) devido a um desentendimento com seus pais.
Em entrevista ao Fantástico, a artista falou sobre o rompimento com seus pais pela primeira vez. Entenda toda a treta no Flipar!
A atriz e cantora tem 18 anos de carreira e seus pais gerenciaram toda a sua jornada profissional até este momento.
As discordâncias entre Larissa Manoela e seus pais, Silvana e Gilberto, não vêm de agora. Estava insuportável pra mim ouvir tantas mentiras. Tanta deturpação. Tanta distorção das histórias", declarou a atriz.
Segundo Larissa, os atritos não têm nenhuma relação com seu noivo, o também ator André Luiz Frambach. Hoje ele é a minha escolha. É o meu parceiro de vida, meu noivo. A gente deseja construir esse futuro. Mas toda essa situação se deu antes de ele entrar na minha vida, disse.
A artista, que começou a ganhar dinheiro muito jovem trabalhando como modelo, assumiu que tinha pouca consciência sobre seus ganhos e suas propriedades.
Eu só queria entender o negócio. Como estava a questão financeira, que nunca me era apresentada? Que eu não sabia o que eu recebia, o que tava sendo pago, desabafou.
A mãe de Larissa chegou a reclamar das cobranças da atriz em uma conversa gravada pela artista no fim do ano passado.
Quer me chamar de mercenária, pode chamar. Mas o que eu não vou abrir mão de um centavo é cuidar do seu dinheiro. O resto, você pode fazer aquilo que você quer, disse a mãe, no áudio.
Larissa revelou ainda que qualquer tipo de pagamento, fosse uma passagem aérea ou a compra de algo mais supérfluo, ela tinha que pedir autorização.
Em uma das trocas de mensagens com a mãe reveladas na reportagem, a atriz chega a ter que pedir 10 reais para comprar um milho na praia.
A mãe, Silvana, responde explicando que não há saldo suficiente na conta de Larissa e opta por enviar o valor por meio de uma transação PIX diretamente para o vendedor.
Um mês mais tarde, Larissa volta a pedir dinheiro, mas dessa vez ao seu pai. Ela diz, em áudio: "Pai, você consegue fazer uma transferência pra minha conta pra eu pagar um milho, um sorvete, um mate aqui na praia, por favor?"
Larissa entrou em contato com um escritório de advocacia para ter acesso aos contratos das três empresas em seu nome.
A primeira, Dalari, foi estabelecida pelos pais de Larissa quando ela tinha 13 anos, em outubro de 2014, com o objetivo de administrar a carreira da artista, incluindo todos os contratos e pagamentos.
Embora os pais dissessem que os três pai, mãe e a atriz detinham 33% das cotas cada um, Larissa revelou que descobriu que sua participação era de apenas 2% das cotas, enquanto os pais possuíam 98%.
A segunda empresa foi criada em junho de 2020, quando Larissa tinha 19 anos. Nesta, havia uma cláusula que estipulava que os pais possuíam plenos poderes para tomar decisões sem necessidade de aprovação prévia da filha.
Já a terceira empresa foi aberta no fim do ano passado, com o objetivo de reunir todo o patrimônio da primeira empresa, mas segundo Larissa, isso nunca aconteceu.
Outro áudio gravado pela atriz no início deste ano mostra que a relação entre ela e a mãe foi ganhando tons dramáticos: Eu nunca quis nada teu. Nada. Eu vou te falar uma coisa. Pra você, eu só vou ser título de mãe. Quando falar mãe pra você, você só vai ter o título de mãe. E é isso.
Em março, Larissa Manoela e seus pais se encontraram em uma reunião com a presença de advogados, com o objetivo de buscar uma reorganização na participação acionária das empresas.
Durante as discussões, os pais concordaram com a ideia de uma divisão equitativa das empresas, porém, a atriz relatou que essa divisão estava condicionada a eles receberem 6% dos seus rendimentos pelos próximos 10 anos.
Larissa disse que trabalhou constantemente para buscar um entendimento com os pais e chegou a afirmar que preferia perder o empresário do que perder o pai. Mesmo assim, não houve acordo.
A artista optou por retirar seus pais da gestão de sua empresa individual. Além disso, iniciou negociações para reestruturar os contratos associados à empresa Dalari, na qual detinha apenas 2% de participação, com o propósito de centralizar todos os ganhos em uma única companhia.
Até o momento, segundo a reportagem, os pais da atriz não formalizaram a rescisão das sociedades nas duas empresas. Para resolver essa situação, Larissa precisou acionar a justiça.
Em nota, os pais da atriz afirmam que ela "não está sendo verdadeira" ao dizer que desconhecia seu percentual de participação na empresa Dalari, pois ela havia assinado uma alteração contratual em janeiro de 2020 que claramente indicava sua parcela de 2%.
A defesa de Gilberto e Silvana Elias dos Santos também contradiz a afirmação de Larissa sobre falta de acesso a dinheiro, afirmando que ela sempre teve e usou seus cartões de crédito para suas compras.
O advogado argumentou que é Larissa quem se recusa a conversar com a mãe e não responde às mensagens do pai.
Nascida em Guarapuava, Paraná, em 28 de dezembro de 2000, Larissa Manoela ficou conhecida por interpretar Maria Joaquina em Carrossel, as gêmeas Isabela e Manuela em Cúmplices de um Resgate e Mirela em As Aventuras de Poliana.
Ela começou sua carreira de atriz aos cinco anos de idade, estrelando comerciais de televisão. Em 2020, Manoela assinou contrato com a Rede Globo, onde estrelou na novela Além da Ilusão, que foi um sucesso de audiência.
A atriz também é a fundadora da Larissa Manoela Foundation, uma organização sem fins lucrativos que apoia crianças em situação de vulnerabilidade social.