Mundo

Conheça o país europeu onde 1 a cada 3 moradores é brasileiro


Flipar

Uma região que pertence a um país da União Europeia tem se destacado por abrigar a maior proporção de residentes brasileiros fora da Europa.

Nejc Sokli Unsplash

O lugar estabelece fronteira com o estado do Amapá e é separado do Brasil exclusivamente pela corrente do rio Oiapoque.

Isabela Kronemberger Unsplash

A conexão entre esses dois locais é facilitada por uma ponte que passa sobre o rio e interliga a cidade de Oiapoque à Saint-Georges-de-lOyapock. Acertou quem pensou na Guiana Francesa.

wikimedia commons Enji973

Um relatório publicado pelo Ministério das Relações Exteriores referente às comunidades brasileiras no exterior revelou que, no ano de 2022, a Guiana Francesa acomodava uma população de 91.500 cidadãos brasileiros.

wikimedia commons SurinameCentral

Isso significa que praticamente um terço dos residentes desse território vizinho são de origem brasileira.

wikimedia commons

Segundo o Itamaraty, a Guiana Francesa é o segundo lugar na América do Sul com o maior número de brasileiros, ficando atrás apenas do Paraguai, que tem 254 mil.

wikimedia commons Cayambe

E o número de brasileiros vivendo na Guiana não para de crescer. Em 2021, eram 82.500 brasileiros morando por lá.

reprodução youtube nois pelo mundo

Embora algumas escolas ensinem o português, as línguas oficiais da Guiana são o crioulo que é uma mistura de francês com influências africanas espanhol e francês.

reprodução youtube nois pelo mundo

O levantamento do ministério também revela que, no total, existem 4,5 milhões de brasileiros vivendo fora do Brasil o número é o maior desde 2009, quando eram 3,18 milhões brasileiros morando fora.

Rafaela Biazi Unsplash

O país estrangeiro com maior número de brasileiros é os Estados Unidos com 1,9 milhão, seguido de Portugal, com 360 mil.

Russell Butcher pexels

A Guiana Francesa aparece em 10º no ranking, atrás do Canadá, que conta com 133,2 mil brasileiros.

Daniel Joseph Petty pexels

Por outro lado, há países como Coreia do Norte, Micronésia, São Cristóvão e Neves, com apenas um brasileiro cada.

wikimedia commons (stephan)

Desde 1946, a Guiana Francesa é considerada uma região ultramarina da França localizada na costa nordeste da América do Sul.

wikimedia commons Cayambe

É o segundo maior território da França, atrás apenas da Córsega (foto), e é considerada a maior região ultramarina do país europeu.

wikimedia commons Giulia Arrighetti

Ultramarino significa que a Guiana é parte integrante da França e tem o mesmo status que qualquer outra região do país europeu, ou seja, os cidadãos da Guiana Francesa são cidadãos franceses e têm os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão francês.

Mathias Reding pexels

A região foi habitada por povos indígenas durante milhares de anos antes da chegada dos europeus, que desembarcaram lá por volta de 1604.

domínio público

A Guiana Francesa faz fronteira com o Suriname a oeste e o Brasil a sul e leste. O Oceano Atlântico está localizado ao norte.

wikimedia commons SurinameCentral

Composta principalmente por floresta tropical, a Guiana Francesa tem Caiena como capital e maior cidade. Outras lugares de destaque são Saint-Laurent-du-Maroni e Kourou.

wikimedia commons Cayambe

A Guiana Francesa tem uma população de cerca de 260.000 pessoas. A maioria da população é de origem africana, mas há também uma minoria de origem europeia, indígena e asiática e é claro, os brasileiros.

wikimedia commons Spotting973

A agricultura é a principal atividade econômica da Guiana Francesa e os principais produtos agrícolas são arroz, banana, cana-de-açúcar e café.

domínio público

O turismo é uma indústria crescente na Guiana Francesa e os principais destinos turísticos são as praias, a floresta tropical e o Centro Espacial Europeu de Kourou.

wikimedia commons Don-vip

Inclusive, o Centro Espacial Europeu de Kourou é o maior centro de lançamento de foguetes da Europa, usado para lançar satélites e espaçonaves.

wikimedia commons Don-vip