A viagem de ônibus mais longa do mundo está marcada. Começa no dia 7 de agosto e termina em 1 de outubro, com duração de 56 dias, passando por 22 países.
O ônibus é especial, com poltronas reclináveis e telas para exibição de vídeos, como acontece nos aviões que fazem rotas de longa distância.
O ônibus de luxo da empresa indiana Adventures Overland tem capacidade para 30 passageiros.
Os passageiros contarão com portas AUX e USB para dispositivos eletrônicos, além de bandeja dobrável para as refeições e porta-copos.
O banheiro também parece de avião. Só que mais caprichado e com mais espaço.
A viagem custa 24,3 mil dólares (R$ 126 mil), incluindo café da manhã, almoço, jantar e hospedagens em hotéis em quartos duplos, compartilhados com um colega.
Na propaganda da viagem, a empresa ressalta os espetáculos naturais e culturais que poderão ser presenciados pelos passageiros (Na foto, Bratislava, capital da Eslováquia)
"Marcos históricos, natureza selvagem, cidades movimentadas, picos imponentes, maravilhas modernas, culinárias deliciosas e gramados ondulados estarão presentes ao longo de dias inspiradores" (na foto, Riga, capital da Letônia).
A jornada começa em Istambul, na Turquia, apelidada de porta de entrada para a Europa.
E o ponto final será em Londres, a capital da Inglaterra.
A primeira etapa da viagem passa pelos Bálcãs e Europa Oriental, parando em capitais como Sofia (foto), na Bulgária; Belgrado, na Sérvia; e Zagreb, na Croácia.
A odisseia também inclui capitais da Europa Central e Oriental, como Budapeste (foto), na Hungria; Bratislava, na Eslováquia; Praga, na República Tcheca; e Varsóvia, na Polônia.
Depois o ônibus seguirá para o norte até a Lituânia (foto), Letônia e Estônia e cruzará o Golfo da Finlândia em uma balsa.
Em seguida, o ônibus ruma para o norte até a Aldeia do Papai Noel e Nordkapp (foto), a parte mais ao norte da Europa continental acessível por estrada.
Nessa parte da jornada, os passageiros, então, poderão ver os incríveis fiordes da Noruega.
Na etapa seguinte, haverá paradas em Tromso (foto), Bergen e Oslo, todas na Noruega.
É nessa etapa da viagem que os passageiros poderão ver as espetaculares luzes da famosa Aurora Boreal.
A rota continua pela Escandinávia com Estocolmo (foto), na Suécia, e Copenhague, na Dinamarca.
A última semana da viagem passa pela Alemanha, Holanda, Bélgica (foto) e França antes de terminar em Londres, na Inglaterra.
Em cada dia de viagem, o ônibus percorre uma distância entre 95 e 675 quilômetros, o que dá uma média de cerca de 440 quilômetros por dia.
Atualmente, a rota de ônibus mais longa do mundo tem 6.200 quilômetros e vai de Lima, no Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil, segundo o Guinness World Records.
Essa nova viagem, com 12 mil km, vai estabelecer um novo recorde. E com bastante folga. Boa viagem para todos.