O personagem Batman é um dos mais famosos e importantes na história dos quadrinhos e desenhos de super-heróis. Fizemos um ranking de qualidade dos filmes do Homem-Morcego, sendo do pior até o melhor. Confira!
10º lugar - Batman e Robin
O pior filme não tinha como ser diferente. Batman e Robin é um completo desastre, fazendo com que o herói ficasse esquecido do universo do cinema por causa dessa produção. O objetivo era trazer humor, relembrando a década de 1960, mas isso não justifica o enredo fraco, resoluções simples, atuações desastrosas e cenas que dão vergonha, como a cena do batcartão de crédito.
9º lugar - Batman Eternamente
O segundo pior filme tem Jim Carrey como o Charada, uma opção que deixou o filme muito atrapalhado e exageradamente espalhafatoso. Como consequência, o Duas Caras Tommy Lee Jones fica deslocado e temos assim um filme com história fraca, forçado e com um Batman praticamente "descartável".
8º lugar - Batman vs Superman
Apesar de ter uma parcela de fãs que classifica esse filme como bom, a verdade é que a maioria se decepcionou com o que foi apresentado. A vontade de colocar muitas informações fez com que o filme ficasse acelerado, confuso e sem muito carisma. Ponto negativo também para a atuação de Jesse Eisenberg como Lex Luthor, que ficou um tanto forçado e infantil. O ponto positivo vai para o uniforme poderoso e diferente do Batman.
7º lugar - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Com dois filmes brilhantes, era natural que o terceiro filme da trilogia de Christopher Nolan não fosse tão bom como os anteriores, seja pelo esgotamento de ideias e ou pelo nível de comparação. O destaque fica pela atuação positiva de Tom Hardy como o vilão Bane.
6º lugar - LEGO Batman
Muitos podem se surpreender, mas a verdade é que essa produção foi muito bem feita. LEGO Batman explora muito bem os vilões e consegue dar um ar cômico que outros filmes tentaram, mas não conseguiram. Acaba sendo um filme interessante tanto para adultos como para crianças, que estão começando a conhecer o herói.
5º lugar - Batman
Não é nenhum absurdo colocar esse filme em uma posição ainda melhor, já que ele mudou muito a forma de apresentar o herói para o público. A interessante abordagem gótica e sombria fez com que os quadrinhos e animações com o Batman começassem a ir por esse caminho. Além disso, vale destacar o talento de Jack Nicholson como o Coringa. E a trilha sonora, de Prince, então no seu auge.
4º lugar - Batman: O Retorno
Um filme que encaixa muito bem com as ideias do diretor Tim Burton e com a personalidade do universo Batman. Uma Gotham, escura, sombria, tenebrosa e vilões que ficaram muito bem caracterizados, dando um ar de filme de terror. Está no grupo de melhores películas do herói.
3º lugar - The Batman
O filme mais recente do herói entra no Top 3 com certa facilidade, não chegando a um lugar mais alto no pódio pela grandeza dos dois filmes que estão no Top 2. O diretor conseguiu desenvolver muito bem Gotham como uma cidade suja e perigosa, além de trazer elementos importantes dos quadrinhos, com o Batman detetive e buscando pistas.
A trama é forte e o enredo funciona. A presença de Robert Pattinson surpreende positivamente. O ator foi bastante elogiado pelo desempenho na pele do herói.
2º lugar - Batman Begins
A produção mostra toda a origem do personagem, explicando como e por que ele se transformou no Homem-Morcego. A estética é bonita, com fotografia que atrai a atenção.
Christian Bale se mostrou um bom Bruce Wayne/super-herói e a escolha do Espantalho e de Ra's AlGhul como vilões foi certeira.
Vale destacar que, no papel de Espantalho, estava o agora badaladíssimo Cillian Murphy, que alcançou novo patamar na carreira ao protagonizar "Oppenheimer", em cartaz nos cinemas.
Também vale, por curiosidade, mencionar que Cillian queria, na verdade, o papel de Batman. Mas acabou ficando com o de vilão.
1º lugar - Batman: O Cavaleiro das Trevas
O primeiro lugar no ranking vai para um dos filmes mais brilhantes deste século, não apenas considerando produções de super-herói. A atuação de Heath Ledger como Coringa é ícônica e revolucionária e
E o filme inteiro é de ótima qualidade. Coadjuvantes muito bons, trilha sonora impecável e diversas cenas poderosas, que geram tensão e intensidade.