Turismo

Agência de viagens cancela pacotes e causa revolta; veja dicas


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Desde sexta-feira (18/08), um assunto tem tomado conta da internet: o cancelamento em massa das viagens promocionais adquiridas por meio da empresa 123 Milhas.

divulgação / 123 milhas

As suspensões afetarão viagens que foram compradas na promoção com datas flexíveis entre setembro e dezembro de 2023.

Erik Odiin Unsplash

A 123 Milhas informou que já não estava vendendo passagens promocionais desde a a última quarta-feira (16/08).

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A empresa também garantiu que vai reembolsar as pessoas que compraram esses pacotes e agora estão sofrendo com os cancelamentos.

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[Os valores] serão integralmente devolvidos em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes, confirmou a nota da empresa.

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Dentre os motivos apresentados pela empresa para os cancelamentos estão o alto valor dos juros e a alta demanda por passagens aéreas.

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Os clientes que já tinham viagens marcadas para o segundo semestre de 2023 foram pegos de surpresa com o anúncio.

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Muita gente expressou insatisfação nas redes sociais e em sites de reclamações, como o Reclame Aqui. Os clientes alegaram que a 123 milhas cancelou suas reservas sem dar motivo.

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Agora, os ministérios, em conjunto com a Justiça, anunciaram que vão investigar 123 milhas por esses cancelamentos.

Valter Campanato Agência Brasil

Os órgãos acreditam que a empresa pode ter violado o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

divulgação / amazon brasil

Um dos pontos mais fortes do CDC é que o risco do negócio é do fornecedor, ele não pode ser transferido para o consumidor, reforçou Marco Antonio Araújo Junior, advogado especialista em direito do consumidor.

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Segundo o Ministério do Turismo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) foi acionada ainda no sábado (19/08) para avaliar a conduta da 123 Milhas.

Divulgação Governo Federal

Em um comunicado, o ministério do Turismo expressou preocupação e informou que vai investigar a situação para entender por que as viagens foram canceladas, encontrar quem foi afetado e ajudar a compensar eventuais prejuízos.

Marcelo Camargo Arquivo Agência Brasil

Nesta segunda-feira (21), o Procon-SP informou que notificou a empresa e vai apurar maiores informações nos próximos dias.

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O Procon também declarou que está tentando descobrir quantas pessoas foram prejudicadas, quais alternativas estão disponíveis além dos vouchers oferecidos para reembolso e como a empresa está cuidando do atendimento das pessoas que foram afetadas.

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Segundo o diretor do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, é o consumidor quem deve decidir como deve ser ressarcido após o cancelamento das viagens.

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A lei é clara, o consumidor deve declarar aquilo que ele deseja: se é voucher, dinheiro ou um cumprimento forçado dessa viagem que foi adquirida, pontuou o diretor à CNN Brasil.

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Os consumidores que se sentirem prejudicados devem entrar em contato com a 123 Milhas, mas também podem acionar o Procon do estado correspondente ou diretamente no site da empresa.

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Um caso parecido aconteceu com a empresa Hurb antigo Hotel Urbano em abril deste ano. Na ocasião, hotéis e pousadas começaram a suspender reservas de clientes que haviam comprado pacotes pela agência.

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Na época, muitos clientes foram às redes sociais para reclamar e o ex-CEO João Ricardo Mendes, chegou a debochar de um deles em vídeo. Pouco tempo depois, ele pediu desculpas e anunciou o afastamento da empresa.

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Um dica, segundo especialistas, é observar se os preços oferecidos pela empresa estão muito distantes da realidade do mercado de viagens. Neste caso, é melhor desconfiar.

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Tanto o Hurb como a 123 Milhas sofreram um impacto no preço das hospedagens, passagens aéreas e outros setores do turismo no período pós-pandemia de Covid-19.

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A 123 Milhas assegura que apenas 7% de suas vendas são dos pacotes "Promo" e que os clientes que compraram outros tipos de pacotes não serão afetados.

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O Hurb também deu uma explicação semelhante em abril e continua a operar sem usar esse modelo promocional. A razão para isso é que os pacotes tradicionais já incluem os custos atuais, sendo um pouco mais caros, pois não dependem de busca por preços mais baixos.

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