Entretenimento

7 décadas de história: Curiosidades de novelas brasileiras


Flipar

As novelas têm sete décadas de história. Em dezembro de 2021, a televisão brasileira comemorou os 70 anos do primeiro episódio de sua primeira telenovela. Foi "Sua Vida Me Pertence" (1951-1952), que foi exibida pela extinta TV Tupi.

foto:

A primeira é a citada "Sua Vida Me Pertence". A novela foi em preto e branco e se passou em uma época que a televisão era artigo luxuosíssimo na casa dos brasileiros. No último capítulo da novela, aconteceu o primeiro beijo da história das nossas novelas. Os atores foram Vida Alves e Walter Forster.

foto:

Atualmente, falar de novela no Brasil é logo lembrar da Rede Globo, uma referência. A primeira novela da emissora foi "Ilusões Perdidas", que passou de abril a julho de 1965, logo na fundação da emissora. Inicialmente, passava às 19h30, de segunda a quarta. Depois, foi de segunda a sexta, às 22h. Reginaldo Faria e Leila Diniz faziam o casal principal da trama.  

foto:

Ainda em 1965, outro momento importante: "A Cor da Sua Pele" tinha Iolanda Braga como a primeira negra protagonista de uma novela no Brasil. A trama teve exibição da TV Tupi.

foto:

A novela mais curta foi "Marina", exibida pela Rede Globo em 15 capítulos entre agosto e setembro de 1965. Foi a segunda novela (a primeira do início ao fim, portanto) que a Globo exibiu às 22h.

foto:

Contando as novelas com apenas uma temporada, a que teve mais capítulos foi "Redenção", que ficou no ar entre maio de 1966 e maio de 1968. Foram 596 capítulos transmitidos pela também extinta TV Excelsior.

foto:

Agora, considerando as novelas com mais de uma temporada, a que teve mais episódios foi "Chiquititas", do SBT. A primeira temporada começou em 1997 e a última (quinta) terminou em janeiro de 2021. Ao todo, 807 capítulos.

foto:

A TV com cores chegou ao Brasil em 1972. Não demorou muito para que pipocasse a primeira novela colorida no país. Foi logo no ano seguinte, com "O Bem Amado". Para muitos, é uma das grandes novelas do Brasil. Outra curiosidade que marca a novela é que ela foi a primeira a ser exportada. Antes, apenas os textos eram vendidos.

foto:

Para boa parte da crítica especializada, a maior novela brasileira de todos os tempos foi "Roque Santeiro", exibida pela Rede Globo entre 1985 e 1986. Até hoje, ela é líder de audiência. Uma curiosidade é que a novela iria ao ar em 1975, mas foi vetada pela ditadura militar.

Reprodução TV Globo

É muito improvável que uma novela depois vire um filme. Por uma questão simples: o tempo. No entanto, o personagem "Crô", de "Fina Estampa" (2011) fez tanto sucesso (ao contrário da novela) que depois virou um longa-metragem nos cinemas. 

foto:

A emissora que mais produziu novelas no Brasil até hoje é a Rede Globo, com mais de 320. Muitas foram gravadas no Rio de Janeiro, cidade onde fica a sede da emissora.

foto:

A primeira novela feita totalmente dentro de estúdios foi "Explode Coração" (1995).

foto:

Nestes 70 anos de novela, cada autor mostrou, claro, características próprias. Manoel Carlos, por exemplo, gosta de chamar as suas principais personagens de "Helena" (Regina Duarte foi uma delas).

Foto: Marcos Corrêa/PR wikimedia commons

Segundo a crítica especializada, a maior autora de novela que o Brasil já teve é Janete Clair. "Irmãos Coragem" (1970) e "Pecado Capital" (1975) são algumas de suas principais obras.

foto:

O primeiro beijo homossexual em uma novela foi entre Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli) em "Mulheres Apaixonadas" (2002). No entanto, foi um selinho, bem tímido. O primeiro "beijão" lésbico de novela saiu em 2011, no SBT, entre Giselle Tigre e Luciana Vendramini, na novela "Amor e Revolução".

foto:

A primeira novela do Brasil a receber uma premiação internacional foi "Caminho das Índias" (2009). A obra escrita por Gloria Perez tinha Rodrigo Lombardi e Juliana Paes como protagonistas e recebeu o Emmy Internacional. Ela foi exibida pela Rede Globo. 

foto:

"Avenida Brasil" (2012) é considerada uma das maiores novelas da história do Brasil. Exibida pela Rede Globo, ela depois foi vendida para 148 países, um recorde.

foto:

O primeiro beijo gay em novelas aconteceu em 2013, na novela "Amor à Vida", entre Felix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), na TV Globo.  Curiosamente, em 2005, a mesma emissora gravou um beijo gay para a novela "América", mas não exibiu. 

foto:

A atriz Ana Rosa entrou no Guinness Book, em 1997, como a atriz que mais fez novelas no Brasil e no mundo. A conta já passa dos 60. Seu último papel em novela foi "A Lei do Amor", entre 2016 e 2017, na Rede Globo. Ana tambem fez uma série em 2017: "A Fórmula". Ela começou na TV Tupi e está com 81 anos.

foto:

Houve novelas que fizeram tanto sucesso que foram produzidas novamente. É o caso de "O Astro",(foto) que teve versões em 1977 e 2011, ambas pela Rede Globo. "Sinhá Moça", "Gabriela" e "Irmãos Coragem" foram outras com remakes.

Reprodução TV Globo

Curiosamente, houve novelas que passaram em mais de uma emissora. É o caso, por exemplo, de "Éramos Seis", que teve cinco versões. Uma na Record (1958), duas na TV Tupi (1967 e 1977), uma no SBT (1994) e uma na Globo, em 2019. Isso porque o roteiro original é de um livro.

foto: