Celebridades e TV

Racismo contra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso repercutiu na web

Luta contra esse crime gera mobilização


Flipar

Episódios de racismo vêm se repetindo pelo mundo e afeta até mesmo filhos de pessoas famosas.A luta contra a discriminação parece longe do fim.

Imagem de Tumisu por Pixabay

Um caso recente que teve grande repercussão envolveu o casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Instagram @brunogagliasso

Eles têm dois filhos adotivos, Titi e Bless, que nasceram no Malawi e são negros. As crianças foram vítimas de racismo em Portugal.

Reprodução Instagram

O caso aconteceu em julho no restaurante Clássico Beach Club, em Costa da Caparica, Portugal. Além dos filhos, uma família com cerca de 15 turistas angolanos também foi ofendida.

macielle - wikimedia commons

Uma mulher, branca e portuguesa, os chamou de "pretos imundos" e pediu que todos saíssem do estabelecimento e voltassem para a África

Reprodução redes sociais

Em vídeos na Internet, é possível perceber que Giovanna enfrenta e discute com a mulher. A atriz a chamou de racista e disse que ela merecia porrada.

Reprodução redes sociais

O ator Bruno Gagliasso chega para apoiar a mulher, após ter chamado a polícia.

Reprodução redes sociais

Depois, dá para notar a infratora sendo detida pela Polícia. E ouve-se Giovana, ao fundo, nervosa, gritando "filha da p..."

Reprodução redes sociais

Giovanna formalizou uma denúncia para que a mulher fosse fichada, pois, assim como no Brasil, racismo é crime em Portugal.

Reprodução do site br.vida-estilo.yahoo.com/giovanna-ewbank

Em entrevista, Giovanna disse: 'Muito cruel pensar que Titi e Bless, que têm 9 e 7 anos, já têm que ser fortes'

Reprodução Globo.com

"Foi a primeira vez que minha filha me viu combatendo o racismo de frente, porque a gente fala muito sobre isso, mas ela nunca tinha visto. O Bless não percebeu porque ele estava brincando. Mas a Titi entendeu tudo", disse a atriz.

Reprodução Globo.com

"A gente sabe que vai acontecer muitas outras vezes e acho que agora não tem como proteger tanto os nossos filhos do que eles vão ver, ouvir. Eles estão crescendo", acrescentouGiovanna

Reprodução Globo.com

"Eles estão cercados de pessoas que estão preparadas e querem combater o racismo. E eu tenho certeza que o caminho deles vai ser esse, não tenho outro.", comentou Bruno.

Instagram @brunogagliasso

No Brasil, racismo é crime desde 1989, enquanto a injúria racial está na constituição desde 2003. O primeiro dá de dois a cinco anos de cadeia, enquanto a injúria é de um a três anos. Ambos também multam.

foto:

A injúria se caracteriza por usar a cor da pele para ofender alguém. Vale destacar que nenhuma característica física deveria ser motivo para ofensa.

reprodução jures.com.br

Já o racismo está relacionado a ofender um grupo ou toda a população negra. Impedir entradas de negros em um lugar, por exemplo, é racismo.

Pexels por Pixabay

A Costa da Caparica é uma considerada uma cidade portuguesa desde 2004. É pequena, com cerca de 15 mil habitantes, mas muito bonita. Fica a 30 minutos de Lisboa e a 3 horas das cidades de Porto e Braga.

Alvesgaspar - Wikimédia Commons

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso também têm um filho biológico, Zyan, que fez 3 anos em julho. Eles começaram a namorar em 2009, logo noivaram e se casaram no ano seguinte em Petrópolis (RJ).

Reprodução redes sociais

Giovanna Ewbank tem 36 anos e é paulista da capital. Ela tem origens na Escócia e na Itália e entrou no teatro ainda adolescente. Depois, estudou moda. Ela entrou na Rede Globo em 2007, para um papel em "Malhação".

foto:

Seu último grande trabalho na emissora foi na novela "Joia Rara", entre 2013 e 2014. Desde então, foi apresentadora no GNT (do Grupo Globo) e na Netflix. E foi repórter no "Vídeo Show", de 2015 a 16. Também atuou no cinema, no teatro e em clipes musicais.

Reprodução de Youtube copiada do site noticiasdatv.uol.com.br

Atualmente ela se dedica a propagandas e ao seu canal no Youtube, o "Gioh", com a atriz Fernanda Paes Leme. Recentemente, elas "quebraram a Internet" entrevistando a apresentadora Angélica.

reprodução redes sociais

Bruno Gagliasso é carioca, tem 41 anos. Ele começou a carreira como figurante e com propagandas. Depois, foi para o SBT e está desde 2001 na Globo. Sua família veio de Portugal e da Itália. Em 2009, deu vida a Tarso, um jovem esquizofrênico na novela "Caminho das Índias".

Instagram @brunogagliasso

Este foi um dos trabalhos mais populares, assim como o do serial killer Edu na série "Dupla Identidade", na Globo, em 2014.

Instagram @brunogagliasso