Mais de 40 pessoas morreram (até 8/9) em decorrência da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, a maioria das mortes aconteceu em Roca Sales, na Região dos Vales.
Esse número de fatalidades faz com que este desastre supere a maior tragédia natural dos últimos 40 anos no estado, quando 16 pessoas morreram em junho.
"Cada vida perdida não pode ser reposta, a gente lamenta cada uma delas. Vamos dar todo suporte para essas famílias", afirmou o governador Eduardo Leite.
O município de Muçum, área central do estado, também foi bastante afetado. O Corpo de Bombeiros resgatou corpos de pessoas que não conseguiram se proteger..
Também houve mortes nas cidades de Estrela, Lajeado, Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, todas no norte do estado.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 3 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 1.600 desabrigadas.
O número de cidades afetadas pelo ciclone chega a 70.
O fenômeno teve início com a formação de um sistema de baixa pressão, desencadeando chuvas intensas ao longo do dia 4/9.
À medida que se movia em direção ao oceano, o fenômeno se fortaleceu gradualmente e, durante a noite, evoluiu para a formação do ciclone extratropical.
Uma imagem impressionante que circula pelas redes sociais mostra uma ovelha presa nos fios depois da passagem do ciclone.
O trânsito na BR-386, uma das principais do estado, chegou a ser interrompido ao longo de parte da terça-feira (5). O rio Taquari transbordou e cobriu as pistas da rodovia.
Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), PM e Bombeiros estão sendo utilizadas para auxiliar nos resgates nas cidades afetadas.
Moradores de Roca Sales precisaram ser resgatados de helicóptero.
Uma família com um bebê precisou subir até o telhado da casa enquanto aguardava um resgate.
Na região da Serra Gaúcha, a correnteza foi tão forte que arrastou ao menos 10 casas no município de Santa Teresa.
Também na Serra, uma ponte de ferro desabou por conta da força da correnteza no Rio das Antas, que fica entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul.
Na cidade de Passo Fundo, um homem perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica durante a tempestade. Ele estava dentro de casa no momento do incidente.
As fortes chuvas também chegaram a Santa Catarina. Na região oeste do estado uma pessoa morreu devido à queda de uma árvore.
Para alguns especialistas, a maior incidência e intensidade dos ciclones extratropicais pode ter conexão com as mudanças climáticas.
A previsão é que os próximos dias ainda possam ter rajadas de vento de até 100 km/h nas regiões mais altas das serras gaúchas.