O lançamento do filme Barbie, um dos mais aguardados do ano, não foi autorizado no Vietnã. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu
A notícia do banimento foi dada no dia 3/7 pela mídia estatal local.
A confusão toda se deu por conta de uma cena com um mapa que mostra o território reivindicado pela China no Mar do Sul da China.
O mapa exibido no filme mostra uma representação da "linha de nove traços", frequentemente utilizada nos mapas chineses para ilustrar as suas reivindicações sobre áreas no Mar do Sul da China.
Essas áreas incluem trechos que o Vietnã considera parte da sua plataforma continental, onde concessões de exploração de petróleo foram concedidas.
"Não concedemos licença para o filme norte-americano 'Barbie' ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços", informou o jornal estatal Tuoi Tre.
O jornal também citou Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema do país, um órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.
Além de Barbie, vários outros filmes já foram proibidos no Vietnã pelo mesmo motivo.
Em 2019, o filme de animação "Abominável", produzido pela DreamWorks, foi vetado no Vietnã.
Em 2022, foi a vez de "Uncharted: Fora do Mapa", da Sony Pictures, ser proibido. Ambos foram banidos pelos mesmos motivos.
A tal linha de nove traços foi rejeitada em uma decisão de arbitragem internacional emitida por um tribunal em Haia, em 2016. No entanto, a China se recusa a reconhecer essa decisão.
O Vietnã e a China há muito divergem sobre questões territoriais, principalmente envolvendo a região do Mar do Sul da China.
O Vietnã, inclusive, acusa constantemente a China de povoar a região com navios militares.
Além do Mar do Sul da China, os dois países também disputam um conjunto de ilhas com Malásia, Filipinas, Taiwan e Brunei.
A China reivindica mais de 80% do Mar do Sul da China, se baseando em um mapa de 1947, no qual aparece a linha dos nove traços, a aproximadamente 1.800 quilômetros ao sul das ilhas Hainan.
O filme "Barbie", estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava originalmente agendado para estrear no Vietnã em 21 de julho, mesma data de lançamento nos Estados Unidos.
A Warner Bros é a responsável pela produção do filme, que já ultrapassou R$ 1 bilhão de bilheteria no mundo.
Barbie custou aproximadamente US$ 100 milhões para ser feito. O elenco conta com estrelas de ponta como Margot Robbie, Ryan Gosling e a cantora Dua Lipa.
O filme é dirigido pela aclamada Greta Gerwig (de Adoráveis Mulheres e Lady Bird) e é uma comédia romântica que explora as diferenças entre o universo da boneca e o mundo real.
Recentemente, bombou na internet uma notícia de que a produção do filme havia esgotado todo o estoque da marca de tintas "Rosco" no mundo todo! O filme é um universo cor de rosa.
Segundo o jornal norte-americano Los Angeles Times, tanto a pandemia quanto uma onda de frio extremo que atingiu o Texas em 2021 contribuíram para a escassez do material ao redor do globo.
Havia essa escassez e então demos ao estúdio tudo o que podíamos", disse Lauren Proud, vice-presidente global de marketing da Rosco.