A Força Aérea dos Estados Unidos voltou a testar um míssil de longo alcance com capacidade nuclear, de acordo com o Comando de Ataque Global da Força Aérea. Foi no dia 6/9.
O míssil balístico intercontinental (ICBM) desarmado Minuteman III, equipado com três veículos de teste de reentrada, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA).
O armamento percorreu 4.200 milhas até o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, na Oceania, onde testes de míssies balísticos costumam ser realizados.
Os Estados Unidos já fizeram outros testes com o Minuteman III. Ele é um poderoso míssil que serve para transportar armas nucleares.
Em agosto de 2022, um teste ocorreu dias depois que a China se irritou com a visita de Nancy Pelosi, da Câmara dos Representantes dos EUA, em Taiwan (foto), província chinesa que se autodeclara independente.
Logo após a visita, a China fez patrulhas e treinamentos militares ao redor de Taiwan.
Em 21/8/222, Taiwan se queixou de nova aproximação de militares chineses. Mas os EUA disseram que o teste com o míssil não tinha relação direta com a ação dos chineses. Mas o fato é que o clima de tensão estava no ar.
O míssil Minuteman III consegue atingir uma velocidade superior a 28 mil km/h. O alcance desse míssil é de 9.600 a 10 mil km.
O Minuteman III pode carregar até 3 ogivas e seu disparo atinge o alvo sem erro (margem de "erro" de apenas 240 metros).
As ogivas podem ter entre 300 e 475 quilotons,com potencial de destruição de cidades inteiras.
O primeiro Minuteman foi desenvolvido em 1962. Uma nova versão foi produzida em 1965. E o terceiro saiu em 1970. Mas recebeu atualizações.
Com a modernização, os atuais mísseis podem servir até o ano de 2030. Eles receberam o chamado propugnador de foguete (sistema que impulsiona com mais intensidade) e computador de voo digital ultramoderno.
Os EUA pretendem investir US$ 13,3 bilhões (R$ 69,5 bilhões) no desenvolvimento de um novo míssil balístico para armas nucleares.
O projeto fica a cargo da Northrop Grumman, fabricante do bombardeiro estratégico e furtivo(não detectado por radar) B-2 Spirit (foto). E, quando os mísseis estiveram prontos, vão substituir os Minuteman III.
Os testes nucleares americanos são feitos há décadas. Em 1954, uma operação chamada Castle Romeo detonou uma bomba termonuclear no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico.
Foi o primeiro teste nuclear realizado numa barcaça, situada na cratera de Castle Bravo.
O míssil Minuteman é disparado de silos: um tipo de abrigo subterrâneo.
Uma ilustração do governo mostra os estágios do míssil. Ele é lançado do silo. 60 segundos depois, começa o processo. Partes se separam e vão avançando no percurso programado até atingir o alvo.
Os silos se localizam nos estados de Dakota do Norte, Montana e Wyoming.
As ogivas chegam a sair da atmosfera para, então, serem preparadas para entrar de volta na atmosfera, a altíssima velocidade, e atingir o alvo com uma superprecisão.
Resta torcer para que essas armas jamais sejam usadas.