Uma das duplas de maior sucesso do funk melody brasileiro, Claudinho e Buchecha estourou nas paradas nos anos 90 e ficou na história com as canções que exaltavam o amor em meio aos pancadões do ritmo.
Para imortalizar a história dos dois, o filme "Nosso Sonho" chega aos cinemas de todo país nesta semana e contará a trajetória de Claucirlei Jovêncio de Souza, o Buchecha, e Cláudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho.
O longa inicia mostrando a infância dos dois na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Claudinho e Buchecha eram tão próximos que se consideravam irmãos.
A dupla se separou por um período após Claudinho mudar de bairro e ir morar no Salgueiro. Os dois se encontraram na juventude e começaram a entrar no mundo da música.
Mas antes de se aventurar como MC, Buchecha mostra toda felicidade ao conseguir um trabalho com carteira assinada. O filme também mostra a relação conturbada de Buchecha com o seu pai.
No início, Buchecha fica focado no novo trabalho, mas ele se vê seduzido com o impacto que a vida dos MCs têm entre as mulheres e resolve participar de um festival e representar o Morro do Salgueiro.
Ex-participante do "Big Brother Brasil" em 2021, Lucas Penteado é quem faz o papel de Claudinho. Ele também ficou conhecido após participar da série "Malhação: Viva a Diferença".
Juan Paiva é o responsável por fazer o papel de Buchecha. Cria do Vidigal, comunidade do Rio de Janeiro, ele também esteve em "Malhação: Viva a Diferença", participou das novelas "Totalmente Demais" e "Um Lugar ao Sol" e atuou no filme "5x Favela, Agora por Nós Mesmos".
Além da dupla fazendo os personagens principais. o filme também conta com nomes de destaque como Antonio Pitanga, Isabela Garcia, Nando Cunha e Tati Tibúrcio. Eduardo Albergaria é o responsável pela direção e também roteiriza ao lado de Daniel Dias.
"Já faz 21 anos que Claudinho nos deixou e a galera ainda continua consumindo nosso trabalho. O filme é mais do que um sonho, é uma realização muito grande e me deixa muito feliz", falou Buchecha, ao Splash.
Claudinho e Buchecha estouraram nas paradas de sucesso em 96 com a música "A Conquista", que fez com que o famoso trecho "Sabe, tchurururu..." conquistasse o Brasil.
Com o crescimento da carreira, Claudinho e Buchecha conquistaram, ainda em 96, a marca significativa de 1,2 milhão de cópias vendidas.
Em 97, a dupla se consolidou no cenário musical com a canção "Quero Te Encontrar", grande destaque do álbum "A Forma", que levou dois discos de platina triplo.
"Nosso Sonho", "Xereta", "Enquanto Eu Viver", "Rap do Salgueiro", "Só Love" e "Fico Assim sem Você" são outro singles que estouraram na voz da dupla de funk.
Aliás, a canção "Fico Assim Sem Você", com o trecho Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você, teve grande sucesso após um acontecimento trágico: a morte de Claudinho.
O cantor morreu em 2002 após um acidente na Via Dutra, rodovia que liga as capitais de Rio e São Paulo. A dupla voltava de um show em Lorena, interior paulista, e Claudinho resolveu viajar com seu carro particular.
Além de Claudinho, o empresário Ivan Crespo Manzieri também estava no veículo, que bateu fortemente em uma árvore após sair da pista na descida da Serra das Araras. Ivan era quem dirigia na hora e sobreviveu ao acidente.
Com a morte de Claudinho e incentivado por fãs e amigos, Buchecha seguiu a carreira solo e gravou um disco um ano depois da tragédia com seu grande amigo.
"Eu tive um monte de restrições dentro de mim e questões que não conseguia lidar e, às vezes, até trazia isso publicamente com uma certa apatia com o público. A perda dele foi muito difícil. Fiquei um tempo em depressão, achei que não tinha virtudes e qualidades para continuar cantando", contou Buchecha em entrevista ao Splash.
Mas o grande sucesso de Buchecha veio em 2006, com a gravação do álbum "Buchecha Acústico". O trabalho contou com a participação de amigos do artista, como Latino, MCs Sabrina e Marcinho e Lulu Santos.