Animais

Turistas salvam macaco capturado por serpente


Flipar

Imagens de um macaco-prego em agonia, sendo pressionado por uma cobra, viralizaram nas redes sociais. O registro foi feito em agosto de 1922, mas somente agora o vídeo se espalhou pela web. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu

Reprodução redes sociais

Turistas que passeavam por Bonito, no Mato Grosso do Sul, se comoveram ao ver o macaco em desespero, na beira do rio, prestes a ser devorado pela serpente.

Reprodução redes sociais

O macaco demonstrava agonia, pois já estava ficando sem respiração por causa da pressão da sucuri .

Reprodução redes sociais

Ele chegava a se esticar, agoniado, tentando escapar, mas a cobra impedia. É possível ouvir as pessoas atônitas com a situação, querendo ajudar o primata, mas, ao mesmo tempo, elas ouvem o alerta de que não se deve mexer nos bichos.

Reprodução redes sociais

Mas não teve jeito. Sensibilizados com a morte iminente do macaco, turistas imploraram que ele fosse salvo. "Tadinho, ele está desesperado, tem criança aqui que vai ver ele morrer, coitado", disse uma turista

Reprodução redes sociais

Algumas pessoas, então, puxaram os animais e retiraram o macaco do domínio da cobra.

Reprodução redes sociais

Algumas pessoas, então, puxaram os animais e retiraram o macaco do domínio da cobra. Dá pra ver o macaco preso pela cobra quando as pessoas puxam os dois.

Reprodução redes sociais

Após o resgate, a Polícia Ambiental, porém, alertou que cobras comem macacos , entre outros animais, e que isso faz parte da cadeia alimentar

Domínio público

Impedir a alimentação (no caso, da cobra) por interferência no seu habitat é considerado maus-tratos, e pode gerar uma multa de R$ 500 a R$ 3.000 por indivíduo, o que, desta vez, ficou de lado. No fim, os dois animais foram soltos na Natureza.

Imagem de Trevor M por Pixabay

Com 100,6 metros de extensão, o Formoso é um dos rios com paisagem mais bela do mundo. Tem água cristalina numa região marcada por natureza exuberante e trechos para banho com quedas d'água.

Edmarjr wikimedia commons

O Rio passa pelo Parque Ecológico Rio Formoso Adventure, que tem diversas atividades de ecoturismo, como tirolesa e passeio a cavalo.

Reprodução Instagram

Uma das atividades mais procuradas é justamente nas águas do Rio: o Boia Cross, em que as pessoas percorrem um trecho do Formoso sobre boias.

Reprodução Instagram

O parque fica a apenas 8 km do centro da cidade de Bonito e é um dos passeios mais procurados por turistas no estado.

Reprodução Instagram

Com 4.900 km2 e cerca de 25 mil habitantes, Bonito é conhecido justamente por ser um Polo de ecoturismo destinado a quem curte paisagens naturais e aventuras

foto:

A região tem cavernas e grutas que se destacam pela beleza. Entre elas a famosa Gruta do Lago Azul, uma das mais espetaculares do mundo pela cor vibrante e pelas formações rochosas.

Valdiney Pimenta wikimedia commons

O macaco-prego é um primatas nativo da América do Sul. Ele tem porte médio, pesa entre 1,3 kg e 4,8 kg, e mede cerca de 48 cm de comprimento

Keoma Coutinho Arquivo Keoma Coutinho ICMBio

A cauda do macaco-prego é preênsil, ou seja, pode se agarrar em estruturas. No caso, galhos de árvore.

foto:

A sucuri é uma espécie nativa da América do Sul que vive em terra ou na água. Seu nome, inclusive tem origem grega e significa "bom nadador"

LA Dawson

As sucuris podem viver até 30 anos e , além de macacos , também costumam se alimentar de peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras.

Jorge Nunes de Oliveira Filho wikimedia commons

Existem varias espécies de sucuri. A amarela, típica do Pantanal, no Centro-Oeste do Brasil, chega a até 4 metros dr comprimento (fêmea) ou 2,5m(macho)

patrick Jean wikimedia commons

Os macacos-prego podem viver entre 15 e 25 anos. O macaquinho do vídeo foi salvo e ganhou nova chance. Agora precisa escapar dos predadores.

Luciano Candisani CPB ICMbio