A Nestlé anunciou um acordo para a compra da marca de chocolate Kopenhagen. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Além da Kopenhagen, o negócio ainda inclui também a marca Brasil Cacau e a rede de cafeterias Kop Coffe, do Grupo CRM.
A expectativa é que a operação seja concluído pelas partes em 2024.
O processo está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O acordo, portanto, será avaliado pelo órgão nas próximas semanas.
A Nestlé teve uma longa experiência com a compra da Garoto, que demorou 20 anos para ser aprovada.
O negócio foi avaliado em R$ 4,5 bilhões, considerando as ações da Kopenhagen mais dívida.
Kopenhagen e Brasil Cacau somam 1.100 lojas no Brasil e 2.000 funcionários.
"Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil", disse Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
O desfecho do negócio, de acordo com as empresas, permitirá inovações, digitalização de novas categorias e canais, além da ampliação de iniciativas de sustentabilidade.
A meta é ampliar o número de unidades para 3 mil pontos até 2026.
Renata Vichi, CEO da CRM, vai continuar no comando da empresa. Ela soma 25 anos no grupo.
"Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade", diz Vichi.
A Kopenhagem foi fundada em 1928. O casal de imigrantes da Letônia Anna e David Kopenhagen iniciaram o projeto. A primeira fábrica veio em 1943.
Em 1948, Nhá Benta, Lajotinha e Língua de Gato entraram no catálogo da empresa.
Em 1996, a empresa foi adquirida pelo Grupo CRM.
Em 2020, os fundos geridos pela Advent Internacional passa a controlar a Kopenhagen, com a intenção de apoiar o crescimento do Grupo CRM.
A Nestlé anunciou recentemente o aumento de investimento no Brasil, com total de 2,7 bilhões até 2026.
De acordo com a companhia, a intenção é expandir suas fábricas de chocolates e biscoitos.
A Nestlé Brasil foi fundada em 1921. A companhia soma 20 mil colaboradores e tem entre os concorrentes: Lacta, Arcor, Hershey e Mondelez.
São 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
A Nestlé está presente em 191 países e soma 328 mil colaboradores.
O Grupo CRM controla as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee, atualmente é um dos maiores franqueadores do país com mais de 1000 lojas espalhadas pelo país, emprega mais de 2 mil colaboradores e possui 590 franqueados.
Fundada em 1984, a Advent International é um dos maiores e mais experientes gestores globais de private equity. A empresa investiu em mais de 410 empresas em 42 países e, em 31 de março de 2023, possuía US$95 bilhões em ativos sob gestão.