Um novo estilo de roupa que simula a nudez tem virado tendência entre os famosos.
As estampas dessa tendência retratam imagens como seios, abdômens, músculos e até mesmo a zonas de calor.
Essa moda teve seu auge na alta costura nos anos 1990 e ficou conhecida como "trompe l'oeil" (termo francês que significa enganar o olho).
A tendência ganhou força de novo, mas desta vez com uma abordagem mais provocativa.
Apesar de o Instagram e o Facebook proibirem explicitamente a exposição do mamilo feminino, o sucesso dessa moda tem permitido que as mulheres contornem as restrições das redes sociais de forma criativa.
Em setembro, a artista Laetitia Ky, natural da Costa do Marfim, compartilhou uma imagem no Instagram onde aparentava estar pelada. Apesar disso, a publicação não foi bloqueada pelo algoritmo da plataforma.
A cantora Anitta também aderiu a essa tendência e exibiu mamilos femininos em sua conta do Instagram.
A ilusão de ótica proporcionada pela técnica do trompe l'oeil é tão convincente que, em certos casos, a internet tem dificuldade em distinguir entre a representação visual e um corpo real.
Por conta disso, algumas imagens com essas roupas já foram censuradas.
Um exemplo disso ocorreu quando uma foto publicada pela atriz Vitória Strada, com esse tipo de estampa, foi removida do Instagram. A imagem foi erroneamente interpretada como um topless.
A ex-BBB Bianca Andrade chegou a reclamar das diretrizes da rede: "Esqueci que a sociedade precisa conversar mais sobre mamilos femininos. Enquanto isso...", escreveu ela, enquanto posava com uma peça da grife francesa Jean Paul Gaultier.
A tendência trompe l'oei foi introduzida no mundo da moda em 1930, pela estilista Elsa Schiaparelli.
Ela se inspirou no movimento surrealista para demonstrar que era possível incorporar elementos fictícios às peças de vestuário.
O auge desse estilo ocorreu nos anos 1990, quando o design Jean Paul Gaultier remetia a figuras de biquínis e à sensação de ondas de calor no corpo.
Agora, três décadas depois, varejistas populares, como a empresa chinesa Shein, estão ressuscitando essa técnica de ilusão de ótica.
A representação da nudez é um reflexo do mesmo espírito que envolve o "naked dress" (mamilos à mostra), que se torna cada vez mais comum em festas noturnas, desfiles de moda e eventos de tapete vermelho.
Para especialistas da moda, a escolha das mulheres de exibir mamilos e lingerie tem o intuito de desafiar as normas de vestimenta e celebra a autoimagem.
Essa atitude lembra o que Vivienne Westwood -- conhecida como a criadora do guarda-roupa punk -- fez em 1977, ao criar uma blusa que simulava seios.
Embora essa estampa também encontre espaço entre os homens, é o público feminino que tem aderido à tendência com mais entusiasmo.
Para além da moda, os trompe l'oeil são frequentemente usados para criar ilusões divertidas ou intrigantes. Várias famosas do Brasil também já aderiram à moda, como a apresentadora Sabrina Sato.
A atriz Cleo Pires também já publicou foto com um vestido que simulava a bunda de fora.
Conhecida por ousar nas publicações, a atriz Deborah Secco fez várias poses para mostrar que está aderindo ao estilo...
A rapper Cardi B é uma das representantes das celebridades internacionais que adotaram a moda.