As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. São mais de 3,9 milhões de inscritos - um aumento de 13,1%, em relação a 2022.
O exame se divide em quatro áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática. O exame também inclui uma redação.
E é aí que muitos alunos se preocupam. Fazer uma redação é o fantasma de muita gente. Por isso, damos algumas dicas preciosas.
Mas, antes, uma orientação fundamental: Ao acordar, no dia do concurso, não toque em material de estudo. Tente relaxar e procure chegar com antecedência ao local da prova, em tranquilidade.
Fazer logo a redação pode ajudar a abrir ideias sobre os temas do teste. Mas quem escreve devagar pode começar pelas questões, para evitar o estresse.
O caderno de prova do Enem tem uma folha de rascunho para a redação, um espaço destinado à organização das ideias, para o candidato estruturar a redação antes de escrever para valer.
Não fuja do tema - O candidato deve escrever sobre o assunto proposto. Caso contrário, leva zero de cara. Tenha o foco no assunto para desenvolver o texto.
Respeite o formato - A redação deve ser uma dissertação, com introdução, argumentos e conclusão.
Nunca faça redação com menos de 7 linhas - O candidato deve administrar o tempo da prova para dar tempo de escrever o texto completo. Poucas frases comprometem.
Por sinal, o ideal é que a redação tenha quatro parágrafos. Um de introdução, dois de argumento e um de conclusão.
Faça os parágrafos de tamanhos similares para ter uma melhor organização do conteúdo.
Os parágrafos devem ter textos com começo, meio e fim para a boa compreensão. E é necessário que haja conectivos entre os parágrafos, ou seja, elementos que façam uma ligação do raciocínio de um parágrafo para o outro.
Não faça cópia - O estudante não deve em hipótese alguma usar trechos dos textos que acompanham a proposta da redação.
Não faça sinais gráficos ou desenhos inapropriados - Esse tipo de uso também causa a anulação.
Não faça texto com assinaturas ou trechos desconexos, com anotações soltas no meio ou contas matemáticas, por exemplo.
Não escreva em língua estrangeira. Outros idiomas só são avaliados em provas de linguagens. A redação deve ser em língua portuguesa.
Diga não aos garranchos - O texto jamais deve ser escrito com letra que não se entende. A redação deve estar perfeitamente legível.
Nunca assine a redação. Não coloque seu nome, pois isso é proibido com o objetivo de evitar fraudes. Quem corrige a prova não pode saber de quem é a autoria do texto.
O Enem é realizado desde 1998 e teve cerca de 115 mil candidatos na primeira edição.
Para quem vai fazer o Enem, boa sorte!