Celebridades e TV

Famosos que mudaram de nome em busca do sucesso

Veja quem mudou de nome em busca do sucesso


Flipar

Vários artistas usam nomes profissionais diferentes dos nomes de nascimento. Veja casos curiosos.

foto:

Leonardo: O cantor sertanejo, nascido em 25/7/1953 em Goianópolis (GO), se chama Emival Eterno da Costa. E escolheu Leonardo para formar dupla com o irmão Luís, que adotou o nome artístico de Leandro (falecido em 1998).

Divulgação BMG Brasil

Zeca Pagodinho: O cantor e compositor, nascido em 4/2/1959 em Irajá, no subúrbio carioca, se chama Jessé Gomes da Silva Filho. Quem diria?

Instagram @zecapagodinho

Chay Suede - O ator capixaba, nascido em 30/6/1992, se chama Roobertchay Domingues da Rocha Filho. Ele abreviou o nome Roobertchay (inventado por seu avô). E acrescentou o sobrenome Suede, inspirado pelo filme Johnny Suede (1991), estrelado por Brad Pitt.

Reprodução Instagram

Anitta - A cantora carioca, nascida em 30/3/1993, se chama Larissa de Macedo Machado. Ela escolheu esse nome artístico por ser fã minissérie "Presença de Anita" (2001), protagonizada por Mel Lisboa na TV Globo.

Reprodução/GNT

Thaís Fersoza - A atriz carioca, nascida em 13/4/1984, casada com o cantor Michel Teló, se chama Thaís Cristina Soares dos Santos Teló. Ela criou um sobrenome artístico com Fer (de Fernandes, da mãe), So (de Soares, dela mesma) e Sa (de Santos, do pai). Para ficar mais sonoro, trocou Sa por Za: FERSOZA.

Instagram @tatafersoza

Débora Duarte - A atriz paulista, nascida em 2/1/1950 - mãe das atrizes Daniela e Paloma Duarte - se chama Débora Susan Duke. Mas adotou o sobrenome artístico do padrasto, o ator Lima Duarte, com quem sua mãe, a atriz Marisa Sanches, se casou quando ela tinha 1 ano.

Divulgação

Lima Duarte (na foto com Débora) - O ator mineiro, nascido em 29/3/1930, se chama Ariclenes Venâncio Martins. Em 1948, o ator mineiro adotou a identidade artística por sugestão da mãe, América, espírita que dizia ter um guia com esse nome e que daria sorte ao filho.

reprodução instagram

Guilherme Leicam - O ator e cantor gaúcho, nascido em 20/7/1990, se chama Guilherme Maciel da Costa. Profissionalmente, ele inverteu a ordem do segundo nome. Maciel virou Leicam.

Reprodução Instagram

Gusttavo Lima - O cantor, compositor e empresário mineiro, nascido em 3/9/1989, se chama Nivaldo Batista Lima, mas adotou o nome Gustavo porque soava melhor na dupla sertaneja com Alessandro. Depois, ele dobrou a letra T.

Instagram @gusttavolima

Susana Vieira - A atriz paulista, nascida em 23/8/1942, se chama Sônia Maria Vieira Gonçalves. Estreou na TV em 1962 e adotou o nome da irmã (a atriz Susana Gonçalves) para sua identidade artística.

reprodução instagram

Maria Gadú - A cantora e compositora paulista, nascida em 4/12/1986, se chama Mayra Correa Aygadoux. Popularizou como Maria e simplificou a pronúncia do sobrenome.

Relicário - DSC_1743 wikimedia commons

Marjorie Estiano - A atriz paranaense, nascida em 8/3/1982, se chama Marjorie Dias de Oliveira. O sobrenome adotado na carreira artística é o do avô, Sebastião Estiano, que morreu antes do nascimento de Marjorie.

Reprodução Instagram

Silvio Santos - O comunicador e empresário carioca, nascido em 12/12/1930, se chama Senor Abravanel. Mas era chamado de Silvio pela própria mãe, que não gostava do seu nome de batismo. O sobrenome se refere aos santos que lhe protegeriam na vida. Ele ficou rico e famoso. Santos fortes esses...

Divulgação/SBT

Luisa Mell - A atriz e ativista paulista, defensora dos animais, nascida em 19/9/1978, se chama Marina Zatz de Camargo. Ela decidiu criar um nome artístico quando começou na televisão. Luisa é o nome de sua avó. E o Mell, uma brincadeira porque ela vendeu pão de mel na infância.

- Reprodução Instagram

Fernanda Montenegro - A atriz e acadêmica carioca, nascida em 16/10/1929, se chama Arlette Pinheiro Esteves da Silva. Ela adotou o pseudônimo Fernanda no início da carreira, e o Montenegro foi uma homenagem ao Doutor Montenegro, médico de sua família.

- Reprodução Instagram

Glória Menezes - A atriz gaúcha, nascida em 19/10/1934, viúva de Tarcísio Meira em 2021, se chama Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho. Nilcedes mistura Nilo e Mercedes (seus pais). Escolheu Glória por ser compreendido em qualquer idioma. E Menezes por ter origem portuguesa e 13 letras (número de sorte).

Divulgação TV Globo

Tony Ramos - O ator paranaense, nascido em 25/8/1948, se chama Antônio de Carvalho Barbosa. Ele aproveitou o apelido que já tinha, Tony, e juntou com Ramos, sobrenome de um parente, formando um nome artístico sonoro.

Divulgação

Leona Cavalli - A atriz gaúcha, nascida em 6/11/1969, se chama Alleyona Canedo da Silva Motivo. O nome foi escolhido por seu pai, mas, ao se dedicar à carreira artística, ela fez a vontade da mãe, que queria batizá-la como Leona. O Cavalli é uma homenagem aos padrinhos.

Reprodução Instagram

Marcos Pasquim - O ator paulista, nascido em 14/6/1969, que também é piloto, pegou seu prenome e colou no apelido Pasquim, que ele recebeu ainda na infância, por fazer muitas piadas inspiradas no jornal Pasquim, semanário de humor que existiu entre 1969 e 1991.

Reprodução Instagram

Renata Sorrah - A atriz carioca, nascida em 21/2/1947,tem ascendência portuguesa, judaica e alemã. Ela se chama Renata Leonardo Pereira Sochaczewski. E o último sobrenome, de origem polonesa, é pronunciado "sorratchéski". Daí, abreviou para Sorrah, para alívio do público.

Reprodução Instagram

Baby do Brasil - A cantora nascida em Niterói (RJ), em 18/7/1952, se chama Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade. Em 1969, começou carreira no grupo Novos Baianos e escolheu um nome "revolucionário": Baby Consuelo, em referência ao filme Meteorango Kid. Em 1994, trocou para Baby do Brasil por causa de Numerologia.

25o Premio da Musica Brasileira wikimedia commons

Bruna Marquezine - A atriz nascida em Duque de Caxias (RJ), em 4/8/1995, se chama Bruna Reis Maia. Ela mudou o sobrenome para ingressar numa agência de talentos. Já havia uma Reis Maia cadastrada. Bruna, então, pegou emprestado o sobrenome Marquezine da avó.

Instagram @brunamarquezine

Claudia Ohana - A atriz carioca, nascida em 6/2/1963, se chama Maria Cláudia Carneiro Silva. Escolheu o Claudia do seu nome e juntou com o sobrenome da mãe, Nazaré Ohana.

Reprodução Instagram

Camila Pitanga - A atriz carioca, nascida em14/6/1977, se chama Camila Manhães Sampaio. Ela adotou o mesmo sobrenome artístico escolhido pelo pai, o ator Antônio Pitanga.

Reprodução Instagram

Fiuk - O ator e cantor paulista, nascido em 25/10/1990, filho do ator, cantor e compositor Fábio Júnior, se chama Filipe Kartalian Ayrosa Galvão. Mas oficializou como nome artístico o apelido dado a ele por amigos.

Reprodução Instagram

Antônio Pitanga - O ator baiano, nascido em 13/6/1939,se chama Antonio Luiz Sampaio. Ele estreou no cinema no filme "Bahia de Todos os Santos" (1960) com o nome Antonio Sampaio. Mas apropriou-se do nome de seu personagem, Pitanga, para seu sobrenome artístico a partir dali.

Vantoen Pereira Jr/Divulgação

Marquinho Sathan - O cantor e compositor carioca, nascido em 24/1/1956, um dos principais nomes do samba brasileiro, se chama Marco Antônio Costa Santos. Segue a Numerologia e, depois de ser Marquinhos Satã, mudou para Marquinho Sathan.

Divulgação

Xuxa Meneghel - Faz parte dos artistas que usam o apelido como nome artístico. A apresentadora e modelo carioca, nascida em 27/3/1963, se chama Maria da Graça Meneghel. Xuxa é o apelido dado pelo seu irmão Blad.

Reprodução Instagram

Vanessa Giácomo - A atriz nascida em Volta Redonda (RJ), em 29/3/1983, decidiu homenagear o avô italiano, mas aportuguesou o sobrenome com a grafia Giácomo, com acento no A.

Reprodução Instagram